Três dias de vindimas abertas a todos: a experiência da Adega de Palmela regressa em 2025

Sem almoço, esta experiência da Adega de Palmela custa 45 euros por pessoa; como a refeição, o preço sobe até aos 90 euros.

©TRENDY Report | Palmela Moscatel
©TRENDY Report

Já é um clássico da região de Setúbal: este mês, há mais três dias de vindimas com direito a apanha da uva, pisa a pé e um almoço da Cave de Barricas.

A experiência ‘Um Dia de Vindima’ está de volta à Adega de Palmela: a primeira edição aconteceu esta semana e regressa nas Quartas-Feiras seguintes, ou seja, 10, 17 e 24 de Setembro. Como tem acontecido nos últimos anos, o dia começa com a apanha da uva numa vinha na zona.

Aqui, é ainda oferecido um kit vindima (t-shirt e chapéu de palha), a que se segue uma degustação de enchidos e queijos, harmonizada com vinhos Cá Calharás, com vista para as vinhas. Segue-se o transporte das uvas para as instalações da Adega de Palmela onde há uma experiência de pisa a pé.

O dia termina com um almoço na Cave de Barricas, onde são servidas várias entradas regionais, sopa de legumes, Bacalhau à Brás, Carne de Porco de Alguidar e Cheesecake de Morango. A harmonização é feita com vinhos Vale de Touros Reserva Tinto e Branco. Para o final está ainda reservada um cálice de vinho moscatel M.

Sem almoço, esta experiência da Adega de Palmela custa 45 euros por pessoa; como a refeição, o preço sobe até aos 90 euros. As reservas podem ser feitas por e-mail.

©TRENDY Report | Palmela Moscatel
©TRENDY Report

No primeiro dia do ‘Um Dia de Vindima’ 2025, onde o TRENDY Report marcou presença, a Adega de Palmela aproveitou ainda para apresentar um vinho moscatel «único no mundo», o Moscatel Roxo Superior.

Segundo Teresa Grilo, responsável de enoturismo, este é o primeiro vinho do género com quinze anos. «De cor âmbar intensa com reflexos acobreados» esta referência tem um «bouquet de frutos secos, tâmaras, passas, chá preto e especiarias finas, revelando grande sofisticação aromática», descreve a Adega de Palmela.

Com 19% de teor alcoólico, este moscatel vem em garrafas de 500 ml e custa 35 euros. «Por ser especial e superior deverá ser servido sozinho ou em alternativa a acompanhar doçaria regional e chocolate», conclui a produtora.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].