Mostra de Cinema de Hong Kong regressa a Lisboa para a sua segunda edição, em Setembro

No programa estão seis filmes: dois documentários e seis ficções, maioritariamentre produzidos nos últimos dois anos.

©FDF Hong Kong | Papa
©FDF Hong Kong

O Cinema Ideal volta a ser a casa deste festival de cinema que, este ano, traz seis filmes e conversas com convidados a Lisboa.

O festival que tem como objectivo «dar a conhecer o cinema emergente de Hong Kong, mobilizando a comunidade asiática em Lisboa, cinéfilos, apreciadores de cinema de autor» está de volta à capital.

Este ano, a Mostra de Cinema de Hong Kong: Making Waves — Navigators of Hong Kong Cinema acontece entre 25 e 28 de Setembro, com seis filmes no programa – dois documentários e seis ficções.

O filme que passa na sessão de abertura é ‘Papa‘ (Philip Yung, 2024 – foto de destaque), com uma história de um pai e um filho que «aborda a temática da saúde mental». O encerramento será com ‘Ah Ying’ (Allen Fong, 1983), um docudrama inspirado na vida da actriz Hui So Ying», que estará presente para «conversar com o público».

Os restantes quatro filmes são ‘All Shall Be Well’ (Ray Yeung, 2024), ‘Never Too Late’ (Rikki Choy, 2025), ‘Montages of a Modern Motherhood’ (Oliver Chan, 2024) e ‘Four Trails’ (Robin Lee, 2023). Todas as sessões decorrem no Cinema Ideal (Bairro Alto) e incluem «conversas com convidados», diz a organização.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].