The Legendary Tigerman vai dar um cineconcerto para acompanhar filmes cómicos dos anos vinte

As obras são do realizador Charley Bowers, um dos pioneiros dos filmes de comédia e animação nos EUA.

©ZDB | Tigerman
©ZDB

Em Setembro, o LU.CA – Teatro Luís de Camões vai ter dois dias de cineconcertos para acompanhar curtas-metragens de Charley Bowers.

Charley Bowers, um dos pioneiros dos filmes de comédia e animação nos EUA, durante o período do cinema mudo e nos primórdios do sonoro, vai ser, como The Legendary Tigerman, o protagonista de um cineconcerto.

«Na década de 1960, foram encontradas, na Cinemateca de Toulouse, curtas-metragens mudas de um talentoso artista de que nunca se tinha ouvido falar. Os filmes apresentavam sequências elaboradas e imaginativas em stop-motion, diferentes de tudo o que se conhecia da comédia americana», lembra o LU.CA – Teatro Luís de Camões (Lisboa).

Dois destes filmes serão, agora, musicados ao vivo por The Legendary Tigerman:’ Many a Slip’ (1927, 21 minutos) e ‘There It Is’ (1928, 19 minutos). No primeiro, o realizador «decide inventar uma casca de banana antiderrapante»; no segundo, «dois inspectores da Scotland Yard viajam para Nova Iorque para investigar uma série de incidentes bizarros e surreais».

©Charley Bowers
©Charley Bowers

Os cineconcertos acontecem no fim-de-semana de 6 e 7 de Setembro, às 16:30; os bilhetes custam três euros e podem ser comprados aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].