«Somos a própria natureza»: festival de cinema ambiental CineEco faz trinta anos com uma nova imagem

A nova imagem mostra as montanhas como «símbolo universal de protecção e sabedoria, evocando figuras míticas das culturas folk e celtas».

©CineEco | Imagem
©CineEco

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anunciou uma «mudança de identidade visual» e um novo site, para celebrar três décadas.

A edição de 2025 do CineEco, que acontece entre 10 e 18 de Outubro em Seia, chega com várias mudanças a nível estético e de posicionamento: desde logo, a identidade gráfica deste festival muda e inspira-se no «espírito da montanha».

Esta nova imagem mostra as montanhas como «símbolo universal de protecção e sabedoria, evocando figuras míticas das culturas folk e celtas — árvores com alma, mochos guardiões ou gigantes silenciosos». Segundo a organização, este «imaginário» alinha-se com o conceito do CineEco, um «festival empático, determinado, criativo e profundamente ligado à Natureza».

Para já, ainda não há detalhes sobre os filmes que vão fazer parte das sessões do CineEco 2025 (que será a 31ª edição). Além da nova imagem, a organização partilhou apenas o manifesto que a justifica: «Somos o espírito da montanha. O vento que assobia por entre as árvores. O guardião ancestral do equilíbrio natural que protege rios, árvores e animais. Somos homem e bicho. Somos a própria natureza».

©CineEco | 2025
©CineEco

Em 2024, o vencedor o ‘Grande Prémio Ambiente’, o principal do CineEco, foi ‘Fauna’; já o ‘Prémio Curta e Média-Metagem em Língua Portuguesa’ acabou por ser atribuído a ‘Percebes‘.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].