Kauai EV Premium 49 kWh MY24 TT: conduzimos o SUV da Hyundai que pisca o olho ao design dos IONIQ

Pode um automรณvel ser o que nรฃo รฉ? No caso do Kauai, sim, dado que este modelo, pelo design que a marca coreana adoptou em algumas partes da carroรงaria, bem se podia designar algo como 'IONIQ K.'

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O novo Hyundai Kauai รฉ uma ruptura com o passado. O design aborrecido da geraรงรฃo anterior foi deixado para trรกs e deu lugar a um visual mais ousada, com detalhes inspirados nos modelos IONIQ.

Pode um automรณvel ser o que nรฃo รฉ? No caso do Kauai, sim, dado que este modelo, pelo design que a marca coreana adoptou em algumas partes da carroรงaria, bem se podia designar algo como ‘IONIQ K.’ Na verdade, o Kauai deixou de ser o automรณvel com um aspecto mais ou menos banal que era e passou a ser um modelo que mete respeito.

Um dos sinais mais claros dessa mudanรงa estรก nas รณpticas traseiras em estilo pixel, uma assinatura visual jรก conhecida dos IONIQ 5, 6 e, mais recentemente, do Inster. O resultado รฉ um SUV com linhas e formato mais agressivo, visualmente imponente, com maior presenรงa na estrada – aliรกs, jรก tรญnhamos tido esta sensaรงรฃo quando experimentรกmos o N Line, em 2024.

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Tambรฉm no interior hรก uma clara aproximaรงรฃo ร  famรญlia IONIQ. O volante inspira-se nos modelos mais futuristas da Hyundai, enquanto os dois ecrรฃs de 12,3 polegadas โ€” painel de instrumentos e ecrรฃ tรกctil de infoentretenimento โ€” dรฃo uma boa sensaรงรฃo de envolvรชncia e imersividade. O selector de mudanรงas, por trรกs do volante, e a coluna de som posicionada ร  esquerda reforรงam esta identidade e a aproximaรงรฃo aos IONIQ.

A disposiรงรฃo dos comandos segue uma lรณgica quase oposta ao minimalismo de modelos como o Xpeng G9, que conduzimos recentemente: aqui, a Hyundai aposta num verdadeiro “maximalismo funcional”. Debaixo do ecrรฃ principal, hรก uma fila de oito botรตes fรญsicos que dรฃo acesso directo ร s principais funรงรตes do sistema de infoentretenimento โ€” ‘Mapa’, ‘Home’ e ‘Media’, entre outros โ€” incluindo um botรฃo rotativo que tambรฉm serve para sintonizar estaรงรตes de rรกdio. Tudo muito simples e prรกtico de usar.

Mais abaixo, temos um painel dedicado ao ar condicionado, com um pequeno ecrรฃ monocromรกtico que retira a atenรงรฃo (e evita a sobrecarga) do ecrรฃ principal, uma “separaรงรฃo de รกguas” que funciona bem e, na nossa opiniรฃo, nรฃo prejudica a interacรงรฃo com o Kauai. Aliรกs, รฉ possรญvel, por exemplo, activar apenas as saรญdas de ar para o condutor ou sincronizar a climatizaรงรฃo em todo o habitรกculo, o que demonstra uma atenรงรฃo ao detalhe da marca coreana.

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Ainda mais abaixo, encontramos outro conjunto de botรตes fรญsicos, onde se destaca o selector rotativo dos modos de conduรงรฃo: ‘Eco’, ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Snow’. Cada um destes activa uma animaรงรฃo breve no painel de instrumentos, com mudanรงas visuais subtis nos manรณmetros; contudo, gostรกvamos de que fosse mais expressiva e se reflectisse melhor no painel de instrumentos.

Se quisermos, tambรฉm podemos optar por um visual mais clรกssico, com ponteiros digitais a lembrar os instrumentos analรณgicos, algo que sรณ pode no ecrรฃ do sistema de infoentretenimento. Em termos da forma como informaรงรฃo se apresenta, a disposiรงรฃo circular do conta-quilรณmetros ร  esquerda e o indicador de potรชncia/regeneraรงรฃo ร  direita, com a autonomia sempre visรญvel ao centro, facilitam muito a leitura em andamento. Jรก a percentagem de bateria aparece logo por baixo e a secรงรฃo central pode ser personalizada para mostrar consumos, bรบssola ou posiรงรฃo na via.

Passando para o volante, tudo รฉ igual, como seria de esperar, ao N Line: temos uma distribuiรงรฃo clara dos botรตes: ร  esquerda, os comandos de ajuda ร  conduรงรฃo e de navegaรงรฃo do painel de instrumentos; ร  direita, as opรงรตes de รกudio e chamadas. Existe ainda um botรฃo “Estrela” personalizรกvel โ€” no nosso caso, atribuรญmo-lo ao menu de seguranรงa, para acesso rรกpido ao ecrรฃ onde desligamos os alertas de velocidade, que podem tornar-se bastante aborrecidos de ouvir.

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A interface do ecrรฃ de infoentretenimento รฉ a mesma que jรก conhecรญamos de outros Hyundai: organizada por cartรตes, fluida e com boa resposta ao toque. No entanto, hรก รกreas onde o excesso de texto prejudica a experiรชncia, tornando a navegaรงรฃo menos intuitiva do que poderia ser – Numa prรณxima versรฃo, gostรกvamos que a marca corrigisse este problema.

Jรก consola central รฉ, provavelmente, um dos elementos mais bem conseguidos deste Kauai. Hรก espaรงo para tudo: uma bandeja para o telemรณvel (embora sem carregamento por induรงรฃo), duas entradas USB-C ร  frente (a que se juntam mais duas para os passageiros dos bancos de trรกs), uma tomada de 12V/180W e um compartimento generoso a meio com suportes de copos retrรกcteis.

Por baixo do apoio de braรงo temos um segundo espaรงo de arrumaรงรฃo e, levantando esse apoio, hรก ainda uma รกrea discreta para objectos pequenos. O tabuleiro em frente ao passageiro acrescenta mais um ponto prรกtico de arrumaรงรฃo.O conforto รฉ outro dos trunfos deste modelo: atrรกs, hรก espaรงo suficiente para trรชs passageiros e lugar para esticar as pernas. ร€ frente, os bancos em tecido oferecem bom apoio lombar e conforto para viagens longas.

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Em estrada, o comportamento do Kauai EV Premium รฉ estรกvel e silencioso, como seria de esperar de um elรฉctrico da marca coreana. A bateria de 49 kWh permite uma autonomia combinada de 377 km (segundo o ciclo WLTP), com uma autonomia urbana que pode chegar aos 512 km. Os consumos medidos durante o nosso ensaio ficaram nos 13,3 kWh/100 km, o consideramos bom para um SUV deste tipo. O carregamento rรกpido em corrente contรญnua pode atingir uma potรชncia mรกxima de 74 kW.

Outro destaque vai para o sistema de regeneraรงรฃo ajustรกvel atravรฉs das patilhas atrรกs do volante, com quatro nรญveis distintos atรฉ ao modo i-Pedal Max. Conduzir com este sistema รฉ natural apรณs poucos minutos de adaptaรงรฃo e, em vรกrios percursos urbanos, conseguimos evitar totalmente o uso do pedal de travรฃo.

O preรงo da unidade ensaiada, Kauai EV Premium 49 kWh MY24 TT, (em preto com jantes de liga Leve de dezassete polegadas e pintura metalizada, um extra de mais 430 euros), fica nos 43 490 euros. O Hyundai Kauai EV Premium 49 kWh รฉ uma proposta sรณlida e bem equipada no segmento dos elรฉctricos compactos, mas a marca jรก tem ร  venda versรตes MY25 e MY26, pelo que รฉ preciso avaliar bem se ainda se justifica optar por este modelo mais antigo.

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Ainda assim, por si, este Kauai junta design, tecnologia, conforto e eficiรชncia, com pormenores de usabilidade muito bem pensados, mas peca por nรฃo incluir alguns elementos, como o carregamento por induรงรฃo, que jรก consideramos bรกsico nesta gama de preรงos.

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].