Maio rima com vinho: há três eventos de provas a chegar a Lisboa, Évora e Porto

Torel Palace Lisbon, Praça do Giraldo e Mosteiro de São Bento da Vitória vão ser "regados" com muito vinho nos próximos fins-de-semana.

©Chelsea Pridham | Rocim Vinhos
©Chelsea Pridham

Vinho da Casa, ÉvoraWine e Trás-os-Montes em Prova vão ocupar a agenda vínica nacional dos próximos fins-de-semana.

Maio parece ser o mês em que várias as comissões vinícolas apostam para promover os produtores das suas regiões. No TRENDY Report já tínhamos falado do Tejo na Praça, que acontece já este fim-de-semana no Beato, mas até ao fim do mês já há mais um trio de eventos marcados para Lisboa, Porto e Évora.

O primeiro destes será entre 16 e 18 de Maio no hotel Torel Palace Lisbon: o Vinho da Casa (terceira edição) conta com «vinte dos melhores produtores nacionais, cem vinhos icónicos e uma programação artística [com um concerto de Adriana Calcanhoto] e gastronómica».

Este não é, contudo, o típico evento onde compramos um copo por dez euros e podemos provar várias referências; aqui, o conceito é mais premium e inclui um jantar volante com pratos do chef Vítor Matos – o preço é de 220 euros.

©Out of Paper | Vinho da Casa
©Out of Paper

No mesmo fim-de-semana, mas no Porto (Mosteiro de São Bento da Vitória), acontece o Trás-os-Montes em Prova. Apenas durante um dia, a 17 de Maio (das 11 às 20 horas), vai ser possível experimentar 130 vinhos de 25 produtores.

No programa estão ainda duas masterclass: ‘Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas’ e ‘Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas’. Os bilhetes custam 10 euros e têm de ser comprados no local, no dia do evento.

©ÉvoraWine
©ÉvoraWine

Finalmente, no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio, é a vez do ÉvoraWine, que decorre no “salão de festas” da cidade alentejana: a Praça do Giraldo. Aqui, estão garantidos trezentos vinhos de 50 produtores, com a organização a prever «dez mil visitantes».

Durante os dois dias há provas, conversas sobre vinhos e concertos; o evento termina mesmo com um DJ set que dura até às duas da manhã, com Pedro d’Orey, na Horta das Laranjeiras. A entrada é livre, mas o copo de prova custa quinze euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].