Em vez do leite, a nova Nutella traz dois ingredientes vegetais que afastam o “perigo” da lactose deste creme de avelã da Ferrero. Mas há um problema…
Óleo de palma, leite, cacau, avelã e açúcar são os ingredientes tradicionais da Nutella, mas isto acaba de mudar nesta nova versão vegetal que, segundo a Ferrero, «preserva o sabor e a qualidade que caracterizam a marca».
A novidade é a Nutella Plant-Based, que afasta o leite da receita, substituindo-o por dois ingredientes – curiosamente, e ao contrário do que acontece, com outros produtos não há nenhuma bebida vegetal.
Para assumir o lugar do leite, a Ferrero escolheu «xarope de arroz em pó e grão-de-bico»; na lista de ingredientes continuam, assim, as avelãs, o cacau magro, o óleo de palma e o açúcar. Lecitinas (soja), sal e aromas também estão na lista.
A Nutella Plant-Based tem certificação The Vegan Society e, ao não ter leite, passa a ser «adequada para pessoas com intolerância à lactose». O preço é igual à versão normal, cerca de quatro euros por uma embalagem de 600 gramas.
Contudo, e apesar de esta Nutella não ter leite na sua composição, a Ferrero deixa um alerta no seu site: este creme «pode conter leite, já que o produto é fabricado em instalações onde se usa leite». Isto faz com que não seja totalmente seguro dizer que a Nutella Plant-Based seja 100% livre deste ingrediente.