Em Abril, o cinema São Jorge recebe mais um festival de cinema, desta vez uma estreia em Portugal: o European Outdoor Film Tour.
Aqui não há dezenas de sessões e vários filmes por onde escolher: o European Outdoor Film Tour (EOFT) nasceu na Alemanha em 2001, e, 24 anos depois, chega pela primeira vez a Portugal. O cinema escolhido pela organização foi o São Jorge.
O conceito não é o de um festival alargado, mas sim uma espécie de ‘shot’ cinematrográfico com apenas duas horas de duração, em que passam seis curtas documentais dedicadas a actividades outdoor radicais.
«Cada filme é uma história real e inspiradora, protagonizada por aventureiros que desafiam os seus próprios limites físicos e mentais. Desde o alpinismo, escalada e BTT, até ao caiaque, parapente, esqui ou snowboard, o EOFT capta como nenhum outro festival a intensidade, a emoção e a beleza da vida ao ar livre», promete a organização.
Para a primeira edição nacional do European Outdoor Film Tour foram escolhidos os filmes ‘To the Sea’ (sobre um casal que construiu uma jangada com «paletes de madeira e recipientes de plástico»), ‘Cycle of Bayanihan’ (BTT), ‘Soundscape’ (escalada), ‘Keep it Burning’ (alpinismo), ‘Backyard’ (ski) e ‘Anna’ (skate longboard).
A protagonista deste último documentário, Anna Pixner, estará presente no São Jorge – o filme tem uma parte gravada em Portugal, na Serra da Estrela. O EOFT Portugal é a 22 de Abril e começa às 19 horas; os bilhetes custam doze euros.