O novo Peugeot E-5008 GT รฉ, dentro da marca, a alternativa para quem acha o E-3008 GT pequeno demais para a famรญlia: de um SUV fastback passamos para um grande SUV com atรฉ sete lugares.
O E-3008 GT, que tรญnhamos testado em Agosto de 2024, jรก nos tinha deixado a impressรฃo de que a Peugeot estava a ir por um caminho que tinha tanto de maximalista, como de diferenciado em relaรงรฃo a outros automรณveis.
Com este modelo, que acaba por ter um habitรกculo bastante semelhante, tudo isto รฉ confirmado, embora aqui com mais espaรงo, conforto, mas mantendo algumas particularidades que nรฃo serรฃo consensuais.

Tal como tรญnhamos apontado no teste do Seal U DM-i, um grande SUV farรก mais sentido em modo hรญbrido, embora os quinhentos quilรณmetros de autonomia do E-5008 GT sejam bastante aceitรกveis. Ainda assim, com 210 cavalos e um modo ‘Sport’ muito convidativo, o melhor รฉ mesmo programar bem uma viagem mais longa para ter sempre um porto seguro (leia-se ‘carregador’) em vista.
Como comeรงรกmos por dizer, o habitรกculo mantรฉm a abordagem arrojada que jรก conhecรญamos do E-3008 GT, com um design marcado por รขngulos, curvas e diferentes nรญveis de acesso aos comandos. A interface do sistema de infoentretenimento nรฃo รฉ, voltamos a reforรงar, para adeptos do minimalismo.
Aqui, mantรฉm-se os i-Toggles, com apps que continuam a servir de atalhos para abrir menus e aplicaรงรตes no ecrรฃ principal, tornando-se uma nova forma de interagir com estes Peugeot. A personalizaรงรฃo continua a ser um argumento, com possibilidade de escolhermos o que queremos que apareรงa neste ecrรฃ.
Contudo, a integraรงรฃo entre estes controlos e o ecrรฃ principal faz com que tenhamos de dividir a atenรงรฃo entre dois displays de infoentretenimento durante a conduรงรฃo, o que pode ser um problema quando o que se exige รฉ concentraรงรฃo ao volante. Gostรกvamos de ter visto uma abordagem diferente por parte da marca francesa.
Jรก o painel de instrumentos digital mantรฉm a multiplicidade de informaรงรตes, permitindo diferentes configuraรงรตes, como um mapa 3D (esteticamente apelativo, mas com utilidade questionรกvel – nรฃo tem indicaรงรฃo de ruas), consumo energรฉtico, velocidade e atรฉ uma animaรงรฃo da relaรงรฃo entre potรชncia e carregamento.
Inquestionรกveis sรฃo o conforto e a versatilidade do E-5008 GT, algo essencial num grande SUV familiar. Os dois lugares-extra nรฃo apenas para fazer nรบmero, com possibilidade de serem ocupados por dois adultos de estatura mรฉdia. Mas, obviamente, as crianรงas sรฃo o “pรบblico-alvo” destes bancos, que podem ser rebatidos para termos uma bagageira de 748 litros, contra os 243 do modo de sete lugares.
No que toca ร ergonomia, a disposiรงรฃo dos compartimentos foi feita com opรงรตes, no mรญnimo, curiosas. A bandeja para o smartphone com carregamento sem fios estรก escondida sob o ecrรฃ principal, o que a torna menos acessรญvel. Existe ainda um compartimento inferior cuja tampa serve de suporte para o telemรณvel, mas a ausรชncia de atrito faz com que este deslize frequentemente. Uma superfรญcie mais rugosa teria sido uma soluรงรฃo mais prรกtica.
Em termos de eficiรชncia, o consumo mรฉdio de 18,2 kWh/100 km que conseguimos alinha-se com as expectativas para um SUV elรฉctrico deste porte e รฉ exemplo de um equilรญbrio razoรกvel entre desempenho e autonomia. Claro que, se usarmos mais o modo ‘Eco’, este valor tende a descer alguns patamares.
No geral, o E-5008 GT รฉ para quem gosta deste estilo mais de nave espacial anti-minimalista, uma alternativa consistente e, sobretudo, muito confortรกvel ao E-3008 GT. Os preรงos comeรงam nos 50 600 euros, mas sobem atรฉ aos 55 800, se for escolhida a versรฃo com 651 km de autonomia.