Um dos automóveis mais reconhecidos da Nissan na viragem dos anos oitenta para os noventa foi convertida para um EV: «Não é apenas um exercício de estilo», avisa a marca.
No princípio de Janeiro, ficámos a saber que a Nissan iria pegar num R32 Skyline GT-R e transformá-lo num automóvel eléctrico. A revelação estava prometida para o Tokyo Motor Show e isto acabou mesmo por acontecer.
O automóvel mostrado em Tóquio ainda está em «desenvolvimento», mas a Nissan já confirmou que o R32 EV «não é apenas um exercício de estilo», mas sim uma «tentativa de explorar o potencial da electrificação em automóveis de alto desempenho».
A marca diz ainda que teve o cuidado de «manter intactas as características que tornaram o R32 um símbolo no mundo dos automóveis de desempenho». Ryozo Hiraku, engenheiro da Nissan sublinha que esta versão eléctrica foi criada para «homenagear o R32 GT-R» e demonstrar como a electrificação pode «preservar a essência de um automóvel icónico».
Na altura que que apareceram as primeiras informações sobre este projecto, a Nissan não revelou as características técnicas, algo que agora já é conhecido. O R32 EV tem dois motores eléctricos de 160 kW e 340 Nm de binário, o que permite chegar aos mesmos 280 cavalos do modelo original.
Estes motores “alimentam” uma bateria de 62 kWh, retirada do modelo Leaf Nismo RC02. A modificação feita pela Nissan acabou ainda por aumentar o peso deste automóvel: são mais 361 quilos que a versão a combustível lançada em 1989 (1430 / 1797 quilos).
Um novo sistema de tracção integral (inspirado no ATTESA E-TS do R32 GT-R original), um altifalante no interior que emite um som inspirado no motor RB26DETT original, a suspensão desportiva Nismo, os bancos Recaro e os amortecedores Öhlins são outras das características de destaque do R32 Skyline EV.