O terror de Bollywood é um dos protagonistas da segunda edição de 2025 deste ciclo do cinema Passos Manuel, no Porto.
O cinema indiano tem ganho, nos últimos tempo, uma aura de culto, no Ocidente e são bem conhecidas as suas abordagens exageradas a filmes de acção, efeitos especiais toscos ou a musicalidade e cor das produções.
É um pouco disto que o cinema Passos Manuel traz até ao Porto para a segunda edição deste ano do ciclo dedicado às produções de terror, o Passos no Escuro. O protagonista é ‘Mahakaal’ (1994, 132 minutos), o «remake indiano de ‘Pesadelo em Elm Street’, em cópia digital restaurada». Curiosamente, o filme de Wes Craven foi o primeiro a passar neste ciclo, em 2025.
A organização promete mesmo que esta será das «sessões mais delirantes» que o Passos no Escuro já apresentou e lembra a história do filme: «Permaneceu escondido do público ocidental até ser restaurado em 2023 e começou percorrer cinemas um pouco por todo o mundo, deixando o público absolutamente atordoado com a fusão sensorial».
‘Mahakaal’ passa no Passos Manuel a 22 de Janeiro, às 22 horas; os bilhetes já podem ser comprados online e custam seis euros. Esta que é a quinta temporada do Passos no Escuro começou em Outubro de 2024 com Evil Dead e já tem mais duas sessões programadas para Fevereiro: Bound (12) e The People’s Joker (26).