A marca portuguesa Infinitebook é conhecida pelos seus cadernos onde as notas que tiramos se podem fotografar e apagar. Agora, este conceito chegou às provas de vinho.
Acabada de fazer dez anos, a Infinitebook foca-se no lançamento de um tipo de cadernos que, em teoria, nunca acabam. Para isso, as páginas são feitas num material semelhante aos dos actuais quadros brancos escolares e, para escrever, é usado um marcador.
Desta forma, conseguimos sempre apagar o que escrevemos, até porque é esse mesmo o conceito deste caderno “infinito”. Contudo, e para que as nossas notas “sobrevivam”, usamos a máquina fotográfica do smartphone para fazer uma digitalização e guardar.
Contudo, a marca não disponibiliza uma app para isto, talvez a sua maior falha: gostávamos que a empresa oferecesse uma solução fácil e intuitiva para fazer isto pois, assim, ficamos dependentes de usar uma aplicação de terceiros. Esta opção pode não ser a mais fácil, até porque cada app tem uma forma diferente de funcionar.
Em concreto, esta versão dedicada a provas de vinhos, conta com catorze páginas brancas e pautadas para tirar notas e mais vinte com uma série de critérios dedicados a esta actividade. São quase cinquenta parâmetros, como a aparência, o aroma, o sabor, todos com várias opções.
A categoria de ‘Aroma’ é a mais extensa, com dez critérios, que vão desde o ‘Vegetal’ aos ‘Frutos Secos’, cada um destes com uma lista equilibrada de opções para marcar. Além do “bilhete de identidade” dos vinhos (‘Castas’, ‘Produtor’, ‘Região’, ‘Teor Alcoólico’, por exemplo), há sempre uma página dedicada a escrever comentários, onde também podemos especificar o copo usado e, claro, a nota que damos.
No global, a experiência com o Diário de Prova de Vinhos foi positiva: tudo aquilo que é importante caracterizar e avaliar está na lista de opções dada por este Infinitebook. A tinta é fácil de apagar, embora a “borracha” da caneta seja propícia a fazer alguns borrões.
Contudo, e como na caixa vem um kit de limpeza composto por um pano (semelhante ao dos óculos), um spray e uma esponja, este é um problema que pode ser facilmente ultrapassado. Como referimos, só falta mesmo ao Infinitebook ter uma app dedicada para que a marca conseguisse oferecer uma solução completa.
O Infinitebook Diário de Prova de Vinhos custa 24,90 euros e tem ainda uma versão ‘Starter Kit’ (com todos os acessórios de limpeza e um para colar no caderno e prender a caneta), por 31,90 euros.