A edição deste ano do festival de cinema O Dia Mais Curto já vai quase a meio, mas inspira-se no solstício de Inverno para organizar três eventos de destaque.
Em curso desde de de Dezembro, o O Dia Mais Curto é um festival de curtas-metragens com uma «selecção diversificada de filmes», onde, este ano, estão alguns dos filmes premiados na «32.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema».
A primeira sessão foi na Biblioteca Auditório da Madalena (ilha do Pico, Açores) e as últimas serão a 27 de Dezembro, em duas cidades, com uma escolha de novas curtas portuguesas: Mortágua, no Centro de Animação Cultural, e em Ponte de Lima, na Associação Cultural CAL.
Contudo, entre hoje e amanhã, acontecem três sessões especiais, com a presença dos realizadores para uma conversa e sessões de perguntas/respostas. Duas delas vão ter um filme português que pode ganhar um Óscar em 2025 – ‘Percebes’.
Uma delas é hoje, no Cinema Ideal (21:30, Lisboa), que recebe uma sessão tripla onde, além desta curta, estarão também ‘O Jardineiro do Convento/A Jardineira do Convento’, ‘O Jardim em Movimento’, e ‘Rinha’. Aqui, está garantida a presença de Inês Lima, Patrícia Neves Gomes, Rita M. Pestana, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.
Amanhã, 21 de Dezembro, o Dia Mais Curto chega ao Porto com cinco filmes da produtora Olhar de Ulisses, no Cinema Trindade. Com início marcado para as 19:30, esta sessão inclui Grito, Deus-e-Meio, That’s How I Love You, Aos Dezasseis e Saturno. Frederico Mesquita, Alexandra Ramires, Laura Gonçalves e David Pinheiro Vicente são os realizadores confirmados.
No mesmo dia, é a vez de a Cinemateca Portuguesa (21:30), em Lisboa, voltar a receber este festival de curtas metragens, com quatro filmes: Os Caçadores, Bad For A Moment, Francisco Perdido e Percebes. Nesta sessão estarão presentes Carlos Lobo, André Guiomar, Luís Costa, Margarida Assis e Mário Macedo.
A programação completa do Dia Mais Curto 2025, assim como todas as informações sobre este festival, estão no site oficial.