Depois de Annecy, Hollywood: há uma curta portuguesa de animação que pode ganhar um Óscar

Este filme tem o «mar e o Algarve urbano como pano de fundo» e segue o «ciclo completo da vida» dos percebes, desde a apanha até à mesa de um restaurante.

O filme de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves distinguido no Festival Internacional de Animação d’Annecy pode juntar outro prémio à sua colecção.

Ontem, foram reveladas as shortlists de várias categorias a concurso nos Óscares 2025 e ficámos a saber que Grand Tour, o filme indicado em Setembro pela Academia Portuguesa de Cinema, não entrou nos quinze pré-nomeados para ‘Melhor Filme Internacional’.

Contudo, há uma categoria que pode ter uma curta de animação nacional nos cinco finalistas da cerimónia que acontece a 3 de Março: nos escolhidos para ‘Melhor Curta-Metragem de Animação’ está Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves.

Este filme tem o «mar e o Algarve urbano como pano de fundo» e segue o «ciclo completo da vida» dos percebes, desde a apanha até à mesa de um restaurante. Em 2024, o filme ganho o prémio máximo do seu género na Europa, ao ser distinguido como ‘Melhor Curta-Metragem’ no Festival Internacional de Animação d’Annecy.

Com Percebes, foram pré-seleccionados estes catorze filmes:

Au Revoir Mon Monde
A Bear Named Wojtek
Beautiful Men
Bottle George
A Crab in the Pool
In the Shadow of the Cypress
Magic Candies
Maybe Elephants
Me
Origami
The 21
Wander to Wonder
The Wild-Tempered Clavier
Yuck!

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].