«Copy Nothing, somos únicos e originais» – este é foi o mote para uma mudança da imagem da Jaguar, que inclui, claro, uma revolução do logo.
À beira de completar noventa anos (o primeiro automóvel Jaguar foi produzido em 1935), a marca britânica adoptou uma nova identidade que, segundo os responsáveis, «recupera a filosofia do fundador, Sir William Lyons».
Entre 1935 e 2024, a Jaguar teve oito logótipos diferentes, sendo que desde 1982 tem, sensivelmente, a mesma imagem que conhecíamos até hoje: o felino a saltar por cima do nome.
Com esta revolução, o tipo de letra aparece mais redondo e a marca fala mesmo em «quatro símbolos de mudança»; a Jaguar diz que o conceito é alicerçado no movimento artístico «modernismo exuberante», caracterizado por um «design arrojado» e uma «criatividade destemida».
O primeiro símbolo é o lettring, onde a marca junta letras maiúsculas (‘JGU’) a minúsculas (‘ar’) «para proporcionar a máxima harmonia visual». A forma como o nome da marca está escrito, faz com que o ‘J’ seja igual ao ‘r’. E é precisamente esta ligação que aparece no monograma (imagem em baixo), que junta estas duas letras, opostas, dentro de um círculo.
Contudo, o jaguar não desapareceu definitivamente: agora aparece naquilo a que a empresa chama «marcas do fabricante», onde também está o logótipo. Neste caso, temos um rectângulo, com riscas, cortadas pela silhueta do felino, que aparece de perfil no logo desde 1982.
Outro dos símbolos são as riscas (o «riscado», como lhe chama a marca) que aparecem por cima e por baixo do lettring; finalmente, a marca fala ainda da «utilização abundante de cor» como uma «pedra basilar da nova identidade da marca Jaguar, evocando os seus valores e ligação à arte».
«É preciso muita coragem para recuperar uma marca mundialmente famosa. Vamos começar do zero. A Jaguar transforma-se para recuperar a sua originalidade e inspirar uma nova geração», diz o director-geral da marca, Rawdon Glover.
A estreia pública desta nova imagem acontece a 2 de Dezembro na Miami Art Week, com uma instalação que «inclui a manifestação física da filosofia criativa de modernismo exuberante como protótipo de design» da marca. Para já, a Jaguar não revelou quando é sairá o primeiro automóvel com esta nova imagem.