Mudança radical na Jaguar: a marca britânica mudou de imagem à beira dos 90 anos

«É preciso muita coragem para recuperar uma marca mundialmente famosa. Vamos começar do zero», diz o director-geral da marca, Rawdon Glover.

©Jaguar
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«Copy Nothing, somos únicos e originais» – este é foi o mote para uma mudança da imagem da Jaguar, que inclui, claro, uma revolução do logo.

À beira de completar noventa anos (o primeiro automóvel Jaguar foi produzido em 1935), a marca britânica adoptou uma nova identidade que, segundo os responsáveis, «recupera a filosofia do fundador, Sir William Lyons».

Entre 1935 e 2024, a Jaguar teve oito logótipos diferentes, sendo que desde 1982 tem, sensivelmente, a mesma imagem que conhecíamos até hoje: o felino a saltar por cima do nome.

Com esta revolução, o tipo de letra aparece mais redondo e a marca fala mesmo em «quatro símbolos de mudança»; a Jaguar diz que o conceito é alicerçado no movimento artístico «modernismo exuberante», caracterizado por um «design arrojado» e uma «criatividade destemida».

©Jaguar
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O primeiro símbolo é o lettring, onde a marca junta letras maiúsculas (‘JGU’) a minúsculas (‘ar’) «para proporcionar a máxima harmonia visual». A forma como o nome da marca está escrito, faz com que o ‘J’ seja igual ao ‘r’. E é precisamente esta ligação que aparece no monograma (imagem em baixo), que junta estas duas letras, opostas, dentro de um círculo.

Contudo, o jaguar não desapareceu definitivamente: agora aparece naquilo a que a empresa chama «marcas do fabricante», onde também está o logótipo. Neste caso, temos um rectângulo, com riscas, cortadas pela silhueta do felino, que aparece de perfil no logo desde 1982.

©Jaguar
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Outro dos símbolos são as riscas (o «riscado», como lhe chama a marca) que aparecem por cima e por baixo do lettring; finalmente, a marca fala ainda da «utilização abundante de cor» como uma «pedra basilar da nova identidade da marca Jaguar, evocando os seus valores e ligação à arte».

«É preciso muita coragem para recuperar uma marca mundialmente famosa. Vamos começar do zero. A Jaguar transforma-se para recuperar a sua originalidade e inspirar uma nova geração», diz o director-geral da marca, Rawdon Glover.

A estreia pública desta nova imagem acontece a 2 de Dezembro na Miami Art Week, com uma instalação que «inclui a manifestação física da filosofia criativa de modernismo exuberante como protótipo de design» da marca. Para já, a Jaguar não revelou quando é sairá o primeiro automóvel com esta nova imagem.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].