Para comemorar o centenário da primeira vez em que foram expostos quadros n’A Brasileira, este café histórico de Lisboa promoveu um novo concurso de pintura.
A partir de Janeiro, vai ser possível ver novos quadros n’A Brasileira, concretamente os vencedores do concurso de pintura que assinala os cem anos da primeira colecção exposta nas paredes deste café do Chiado (Lisboa). Em 1925, o fundador do espaço Adriano Telles, escolheu dez quadros de «novos pintores» e acabou por transformar A Brasileira numa galeria de arte.
Em 1971, um «júri de críticos de arte conceituados» encomendou onze quadros a um conjunto de «prestigiados artistas portugueses» para renovar a decoração do café e, 55 anos depois, as paredes vão ter uma nova vida.
Em Janeiro, A Brasileira envia para restauro as actuais obras expostas e acolhe os dez novos quadros dos vencedores: Catarina Oliveira, Nelson Ferreira, Martim Vilhena, António Faria Costa, Margarida Costa, Isabella Fernandes, Catarina Mendes, Filipe Amaral, Sara Conde (imagem de destaque) e Rui Braz. Os quadros podem ser vistos em baixo.