Durante a edição deste ano da Drawing Room Lisboa, a FLAD atribuiu o seu habitual Prémio de Desenho: a vencedora convenceu o júri com um trabalho dominado por um «humor crítico e irónico».
A artista visual Rosa Baptista, de 44 anos, é a vencedora da edição de 2024 do Prémio FLAD de Desenho (no valor de vinte mil euros), uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em parceria com a Drawing Room Lisboa, cuja sétima edição terminou este fim-de-semana.
«Sem nunca se afastar do lugar da arte, o trabalho de Rosa Baptista surpreende pela mestria do recurso à banda desenhada num inquietante humor crítico e irónico a questões sociais e políticas relevantes da sociedade actual», justifica Mónica Álvarez Careaga, directora da Drawing Room Lisboa.
Segundo a mesma responsável, a banda-desenhada de Rosa Baptista apresenta ainda uma «formalização eficaz, espontânea e atractiva, na qual cores, textos e personagens criam um mundo próprio, marcado tanto pela diversão, quanto pela ferocidade».