Os novos rótulos dos vinhos Quinta das Marias podem ser expostos como obras de arte

A pintura foi feita a aguarela «sobre papel de algodão Wild de 285 gramas, com alto relevo a seco», com cada imagem a representar uma folha da videira.

©Quinta das Marias | Paulo Neves
©Quinta das Marias

O vinho Touriga-Nacional Reserva 2020 deste produtor do Dão chega ao mercado numa edição especial de 1200 garrafas com rótulos criados por um escultor.

São «rótulos originais, pintados e assinados por um dos grandes nomes da escultura contemporânea»: Paulo Neves criou a nova “imagem” do tinto Quinta das Marias Touriga-Nacional Reserva 2020 , sob forma de obras de arte que podem ser retiradas das garrafas e expostas numa moldura, por exemplo.

«Tive esta ideia por achar que é um desperdício o facto de os rótulos, geralmente resultado de um trabalho cuidado, terem o seu fim no lixo. Assim, cada garrafa tem um rótulo colado nas pontas e destacável por dois picotados laterais, para ser guardado como uma obra de arte», explica o escultor.

Os rótulos são «diferentes entre si» e, segundo a produtora, têm um «valor incalculável». A pintura foi feita a aguarela «sobre papel de algodão Wild de 285 gramas, com alto-relevo a seco», com cada imagem a representar uma folha da videira que dá origem da casta do vinho, Touriga-Nacional.

Esta edição especial (apenas 1200 garrafas) vem numa «caixa individual em cartão micro-canelado preto» e custa oitenta euros. A compra pode ser feita no site da Quinta das Marias e na loja física desta produtora do Dão, em Oliveira do Conde.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].