Oddity, Meat Puppet, The Substance e O Procedimento ganham os principais prémios do MOTELX 2024

Durante a sessão de encerramento foram anunciados seis prémios e confirmadas as datas da edição de 2025 do festival de cinema de terror de Lisboa.

©Wildcard Distribution | Oddity
©Wildcard Distribution

A edição deste ano do MOTELX ainda não acabou, mas já são conhecidos os principais vencedores da edição deste ano do festival de terror de Lisboa.

Ainda com mais uma noite de “terror” no cinema São Jorge, com, entre outros destaques, o último filme do ciclo ‘A Bem da Nação: Os Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo‘, os grandes vencedores desta edição do MOTELX já foram anunciados.

A ‘Melhor Longa Europeia 2024’ (no âmbito da competição Méliès d’Argent) foi para o filme irlandês Oddity (foto de destaque), de Damian Mc Carthy. O júri atribuiu este prémio por se tratar de uma «história envolvente, contada com estilo, bons efeitos práticos e novos níveis de suspense, realizado num registo sombrio e provocador».

Ainda na Méliès d’Argent, Meat Puppet (de Eros V) ganhou a ‘Melhor Curta Europeia’, distinguido por ser um «coming of age de terror corpóreo com várias camadas de sentidos». A Menção Especial foi para Be Right Back (Lucas Paulino e Gabe Ibañez).

©Chico Noras | O Procedimento
©Chico Noras

No ‘Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024’, o vencedor foi O Procedimento, um filme de Chico Noras (foto em cima), que ganhou um prémio de cinco mil euros. Aqui, a Menção Especial foi para Umbral.

Já o Prémio do Público foi entregue a The Substance (de Coralie Fargeat), com Demi Moore, Margaret Qualley e Dennis Quaid. Na sessão de encerramento, a organização lembrou ainda os vencedores dos galardões Lobo Mau (The Calling, de Frida E. Elmström) e do Prémio MOTELX Guiões 2024 (Espectro, de Catarina Araújo)

Também já se sabe quando será a edição de 2025 do MOTELX, a décima nona: 9 a 15 de Setembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].