Entre 7 e 10 de Agosto, as ruas de Vila Verde (Braga) recebem actuações de vários artistas que vão «co-criar espetáculos com a comunidade local».
Chama-se Cartografias e é um novo festival de artes performativas de rua que passa a fazer parte do “mapa” de Vila Verde. Organizado pela Momento – Artistas Independentes, o objectivo é «ajudar a trabalhar a formação de novos públicos» e contribuir para a «democratização no acesso à cultura e ao património local».
O Cartografias acontece entre 7 e 10 de Agosto, em vários palcos montados nas ruas deste município, e é de acesso livre. A programação é composta por apenas «quatro espetáculos de diferentes companhias» com foco no «teatro e no circo contemporâneo».
O espectáculo de abertura é a peça Comum, com uma «actriz profissional e um elenco de pessoas da região»; segue-se Enredo, dia 8, uma «instalação aérea da autoria do acrobata David David». A 9 de Agosto, é a vez de E-Nxada (uma «desconstrução da ruralidade»); a fechar, temos Província, que se foca na «leitura de histórias de figuras femininas».
Como é habitual neste tipo de iniciativas artísticas, há ainda «formações e workshops multidisciplinares», para promover estas formas de expressão artísticas junto da comunidade. O programa completo está aqui.