IONIQ 5: conduzimos o automóvel da Hyundai que parece ter saído de um jogo de computador

O IONIQ 5 dá a ideia de ter sido automóvel desenhado sem respeito pelo convencionalismo: o resultado é um modelo que apela à exclusividade.

©TRENDY Report | IONIQ 5 Frente
©TRENDY Report

Há automóveis que têm este apelo: parecem ter sido criados para uma realidade completamente diferente da nossa, mas podem ser mesmo conduzidos no dia-a-dia.

O IONIQ 5 é um destes exemplos: sem linhas aborrecidas ou com um look copiado de outros automóveis (uma tendência cada vez mais reflectida no mercado actual), o eléctrico da Hyundai cativa-nos pelo seu aspecto fora do comum, inspirado design futurista do Concept 45, que a marca revelou em 2020.

Na verdade, a sensação que tivemos ao ver esta automóvel, pela primeira, vez foi a de estarmos perante um design criado para um jogo de computador – pensámos, por exemplo, em Cyberpunk 2077. Para isto, contribuem as linhas rectas que marcam todo o chassis e as ópticas LED com um estilo pixel (que também estavam no IONIQ 6).

©TRENDY Report | IONIQ 5
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Este parece ter sido um automóvel desenhado sem respeito pelo convencionalismo e o resultado é um modelo que apela à exclusividade. Muitas vezes, e como na comida, os ‘olhos também comem’: com o IONIQ 5, a vista tem muito com que se entreter, quer por fora, quer por dentro.

Não há dúvida de que estamos perante um dos mais belos e distintos automóveis eléctricos actualmente dispníveis em Portugal, qualquer que seja o segmento. E, para deixar uma coisa bem clara, o IONIQ 5 não é um automóvel pequeno – aliás, só “perde” para o 6 no comprimento e por muito pouco: pouco mais que vinte centímetros (4,635 contra 4,855 metros).

Quer na altura (1,605 vs. 1,495 metros), quer na largura (1,890 vs. 1,880 metros), o IONIQ 5 é maior que a “limusine” eléctrica da Hyundai, situação que tem de ser levada em conta, se a ideia for comprar um automóvel compacto, coisa que este modelo não é. No limite, estamos perante um utilitário “musculado”.

©TRENDY Report | IONIQ 5
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Lá dentro, todos estes números fazem-se sentir: como no IONIQ 6, a ideia que temos é de que este automóvel é uma sala de estar, sobretudo para quem vai atrás. Há espaço de sobra para todos os ocupantes, tudo “rodeado” por uma estética minimalista que devia ser mais adoptada no segmento dos eléctricos: outro dos bons exemplos, neste campo, é o do Volvo EX30.

A coluna central do IONIQ 5 tem boa arrumação e acessos mais simples que o do 6. O apoio de braço retráctil inclui uma pequeno compartimento tipo bandeja para guardar objectos como chaves ou moedas e, mais em baixo, há uma base com dimensões generosas e carregamento Qi; em cima, há dois suportes para copos.

Nas ligações, a Hyundai podia ter colocado, pelo menos, uma USB-C. Assim, temos apenas portas USB-A: duas à frente e mais duas atrás, para os passageiros – estes, na versão ensaiada, também tiveram direito a bancos aquecidos.

©TRENDY Report | IONIQ 5
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O painel de instrumentos aparece dominado pela linguagem IONIQ que já tínhamos visto no 6, assim como nos menus e gráficos do ecrã táctil multimédia de doze polegadas, com dimensões iguais ao do condutor. No volante, um pormenor: quando no 6 havia uma série de LED que se acendiam tendo em conta o modo de condução (‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Normal’), aqui isso não existe, embora estejam lá os quadradinhos.

Noutros pormenores de destaque, e este automóvel vive muito destes pequenos detalhes, o conceito LED das ópticas foi transportado para o interior: está nas portas, com uma pequena linha que mostra este padrão, e também em alguns menus. Podemos ver os quadradinhos no nível de volume, no gráfico de autonomia IONIQ 5 (uma estrada, no menu ‘EV’) e no painel de instrumentos, quando assume o design do modo Sport (indicadores de velocidade e recuperação).

©TRENDY Report | IONIQ 5
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E já que falamos em bateria, o IONIQ 6 vem com duas patilhas no volante que, noutros modelos, tipicamente servem para meter mudanças de forma manual. Contudo, aqui o objectivo é outro: controlam o nível de recuperação da bateria/travagem: do 1 (leve) ao 3 (forte). O último é o iPedal, em que não usamos o travão, sequer. Contudo, aqui a travagem é bastante forte (para quando queremos regenerar mais a bateria), o que pode não ser do agrado da maioria dos condutores.

A versão ensaiada do IONIQ 5 foi a Vanguard+ 77kW MY24, cujo preço é de 61 840. Durante quatro dias, percorremos 488 km e tivemos um consumo de 13 kWh, o que pode ser considerado muito bom para este tipo de automóvel. Os pedidos de test-drive podem ser feitos no site da Hyundai.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].