Belém é a “casa” de mais um restaurante de Chakall. O chef argentino diz que este é o espaço que «sempre acreditou que estava destinado a criar».
De Ushuaia (Argentina) a Prudhoe Bay (Alaska, EUA) são quase cinquenta mil quilómetros e catorze países para atravessar. A estrada Panamericana, inaugurada em 1936, foi o ponto de partida para o novo projecto de Chakall. De resto, o chef argentino fez parte desta viagem em 1997: «Senti que seria a inspiração para um futuro restaurante».
E aqui está: fica em Belém, na Casa da América Latina e UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e o espaço é, por si, uma viagem pelos vários países da Panamericana, com elementos visuais e gastronómicos de cada cultura deste continente.
A entrada do La Panamericana é feita precisamente pela Argentina, com uma decoração inspirada em Ushuaia e pelos Andes. Daí para a frente, a road trip passa pelos «climas desérticos do Chile e Peru; pelas «cores vibrantes» do Equador; e pela «essência selvagem» do Panamá e da Costa Rica, terminando no Alaska, com um mural a ilustrar as «paisagens geladas» deste estado dos EUA.
No menu, estão, claro, propostas gastronómicas dos países da Panamericana: Ceviches, Arepas Tacos, Bife de Chorizo, Ojo de Bife, Lubina en el Moquén, Gambas Jumbo a La Maryland, Wok de Quinoa dela Huerta de Al Lado, Quebec Peanut Butter com Pecan e Suspiro Limeño. A isto, juntam-se os cocktails: mojitos, margaritas e aperol spritz.
Para já, o La Panamericana só está aberto para petiscos ao fim da tarde e jantares, das 16 às 23 horas, e apenas de Terça e a Sábado. Para reservas, pode usar o 213 640 839. O menu completo está aqui.