Viagens partilhadas estão de volta à Uber: desta vez, vêm para ficar e chamam-se UberX Share

A UberX Share está disponível em «Lisboa, Grande Porto e Margem Sul», com promessas de poupanças máximas na ordem dos «30%».

©Uber | UberX Share
©Uber

O UberX Share foi apresentado como uma novidade, mas a verdade é que a app de mobilidade já teve, ainda que de forma pontual, um formato de viagens partilhadas em Lisboa.

Em 2016, a Uber anunciava a disponibilidade de um serviço chamado UberPool, para facilitar as viagens na capital pela altura da realização da primeira WebSummit em Portugal. Assim, entre 4 e 13 de Novembro, foi possível usar a app para partilhar viagens com outras pessoas e, assim ter poupanças de «25% no preço da viagem».

A UberPool regressaria em 2017 para a época dos festivais de verão em Lisboa (NOS Alive e Super Bock Super Rock) e voltaria a estar disponível para a segunda edição da WebSummit. Agora, quase sete anos depois, a app relança este serviço, mas muda-lhe o nome: passa a ser UberX Share.

Esta funcionalidade fica disponível em «Lisboa, Grande Porto e Margem Sul» e é uma forma de a app assinalar os seus dez anos em Portugal. A Uber fala numa poupança de «até 30%» nos preços de uma viagem, uma vez que as mesmas podem ser feitas por mais pessoas: um mínimo de duas e, claro, o máximo da lotação de um automóvel comum, cinco.

©Uber / TRENDY Report | Share
©Uber / TRENDY Report

Pelo facto de a viagem ser partilhada com mais pessoas, os tempos do trajecto vão sofrer atrasos: a ideia é que o nosso automóvel apanhe mais pessoas no caminho, que têm como destino um local idêntico ao nosso: «Em média, o UberX Share acrescenta apenas alguns minutos-extra à viagem, quando esta é combinada com a de outros passageiros», diz a app.

Para usar a nova versão do UberPool, temos de escolher um destino na app, fazer scroll pela lista de opções de viagem e escolher ‘UberX Share’; depois, se mais alguém for “emparelhado” com a nossa viagem, serremos notificados e o valor dividido pelos utilizadores.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].