O restaurante do The Lodge Porto Hotel, em Gaia, tem novos pratos «leves» de Primavera, mas também lhe junta «comida de conforto».
«A ideia é oferecer pratos que façam com que as pessoas se sintam em casa. O cliente está cansado do fine dining tradicional. Quer comer bem e degustar sabores autênticos, num ambiente mais descontraído».
É assim que o chef João Vieira lança o menu de Primavera/Verão do Dona Maria, que junta pratos leves a comida de conforto e onde o restaurante «celebra a gastronomia tradicional portuguesa, reinterpretada com um toque contemporâneo». A inspiração são as «melhores receitas tradicionais do Porto e do Norte».
Nos petiscos, o Dona Maria tem «conservas exclusivas artesanais inspiradas em Matosinhos»: lula, choco, mexilhão, atum, sardinha, cavala e bochechas de bacalhau, acompanhadas de uma «fatia de broa de milho grelhada com alho». A Cataplana de Ameijoa da Ria de Aveiro, o Camarão ao Alho e Coentros e a Tosta de Bacalhau Fresco com salada de grão-de-bico são outras opções.
O fiel amigo é mesmo um dos protagonistas da carta do Dona Maria: nos pratos principais, a sugestão do chef é o Bacalhau no Forno à Dona Maria ou o Polvo Braseado; para quem preferir carne, há Costeletas de Cordeiro de Leite Albardadas ou Tomahawk de Novilho Maturado.
Na comida de conforto, o destaque são o Arroz de Tamboril da Nossa Costa e o Arroz de Pato à Antiga. Finalmente, nas sobremesas, o Dona Maria acena com A Garrafa de Vinho Dona Maria («cremoso de manga com chocolate branco e esferas de vinho do Porto») e A Caixa de Vinho Virou Canteiro (imagem em cima – «creme de cheesecake com caramelo e baunilha, coberto com terra negra – bolachas – e flores comestíveis»).
O Dona Maria está aberto para almoço das 12:30 às 14:30 (durante a semana) e das 13 às 15:30 (fins-de-semana e feriados); os jantares são servidos entre as 19:30 e as 22:30. As reservas podem ser feitas pelo 220 157 540.