Cinema São Jorge e Faculdade de Belas Artes voltam a receber o Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano

©Cold Iron Pictures | The Unknown Country
©Cold Iron Pictures

A FLAD anunciou uma nova edição do Outsiders, este ano com doze filmes. O convidado especial é o realizador Patrick Wang, que vai dar uma masterclass.

O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano vai ter uma terceira edição: em 2024 será entre o final de Abril e o princípio de Maio, no Cinema São Jorge. O conceito continua a ser o de mostrar filmes de «realizadores independentes nunca antes apresentados em Portugal».

Para abrir o Outsiders 2024, a organização escolheu The Unknown Country, de Morrisa Maltz. Este filme tem como protagonista Lily Gladstone (na foto de destaque), que esteve nomeada este ano para o Óscar de ‘Melhor Actriz Secundária’ em Killers of the Flower Moon.

Um dos atractivos do festival continua a ser a masterclass da Faculdade de Belas Artes (3 de Maio às 17 horas) com um realizador convidado: este ano é Patrick Wang, que também vai apresentar dois filmes seus: The Grief of Others e A Bread Factory.

Para fechar o Outsiders 2024, há dois filmes dos irmãos Bill Ross IV e Turner Ross (Bloody Nose e Empty Pockets) e o vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance 2023: Thousand and One (A.V. Rockwell). A programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].