Sora: será que esta nova plataforma de inteligência artificial vai mudar o cinema para sempre?

Neste momento, a OpenAI está a disponibilizar o Sora a equipas de desenvolvimento, artistas, criativos e outros profissionais do meio audiovisual para ter feedback.

O sucessor do ChatGPT e do DALL-E é uma ferramenta que consegue gerar vídeos de sessenta segundos a partir de simples prompts de texto.

Gerar vídeos a partir de texto não é propriamente uma novidade – há um ano que se fazem experiências nesta área e há outras empresas concorrentes da OpenAI que já o tinham anunciado, como a Meta ou a Google.

Contudo, a Sora parece estar num nível superior: com base nos exemplos partilhados pela OpenAI, vamos poder criar vídeos com um toque de realidade que, até agora, parecia ser impossível. Entre as reacções que se podem ler nas redes sociais, há uma que parece consensual: «A partir deste dia, o cinema muda para sempre».

Leia o artigo completo em pcguia.pt.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].