Acervo cinematográfico português passa a ser de acesso público a partir da Cinemateca

O nome deste portal é uma homenagem ao fundador da Cinemateca, Manuel Félix Ribeiro, que também foi seu primeiro director, entre 1948 - 1980.

©Denise Jans | Câmara Cinema
©Denise Jans

Centenas de recursos relacionados com filmes portugueses (e não só), de imagens a contratos de produção, ficaram disponíveis, com acesso gratuita, numa nova plataforma online.

A Cinemateca Portuguesa, com o apoio do Ministério da Cultura, criou um portal (desenvolvido pela empresa nacional Quidgest) onde está reunido o acervo cinematográfico português, o Félix. Esta é uma homenagem ao fundador deste espaço cultural, Manuel Félix Ribeiro, o seu primeiro director (1948 – 1980).

Aqui, é possível ver informações sobre a «produção filmográfica portuguesa até ao momento», mas com «informação sistemática e validada referente ao período 1896-1975».

©Cinemateca Portuguesa | Félix
©Cinemateca Portuguesa | No Félix é possível consultar informação e conteúdos sobre filmes nacionais e estrangeiros,

Neste acervo cabem, por exemplo, fotografias dos sets de filmagem, guiões, artigos (críticas, notícias), contratos de produção e outros documentos relacionados com o desenvolvimento dos filmes. No Félix, há ainda informação sobre estreias de cinema internacionais «até ao momento», com «informação relativa ao período 1918-2020».

Este portal é de acesso gratuito e, para usar, basta escrever o nome do filme no campo ‘Pesquisar’, que está logo na página principal: felix.cinemateca.pt. É ainda possível criar uma conta, que tem de ser validada pela Cinemateca antes de a podermos começar a usar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].