A edição que vai servir para comemorar os vinte anos do Rock in Rio Lisboa já não vai ser no Parque da Bela Vista – o festival muda-se, em 2024, para o local onde aconteceu a JMJ.
O décimo rock in Rio Lisboa vai ter uma nova casa. O festival, que acontece desde 2004 em Portugal, a cada dois anos, passa a ser no Parque Tejo, o recinto criado para a Jornada Mundial da Juventude.
Aqui, a organização do Rock in Rio garante que a clareira do Palco Mundo que «terá aproximadamente as mesmas dimensões» da do Parque da Bela Vista – ou seja, terá capacidade para oitenta mil pessoas. Contudo, a área total do Parque Tejo tem «trinta mil metros quadrados a mais» que o espaço usado até 2022.
«Esta nova localização oferecerá ao público uma experiência melhorada uma vez que o espaço é mais amplo, permitindo assim aumentar áreas de descanso e lazer e uma circulação mais fluida no recinto, além de possibilitar uma melhor acessibilidade por ser um terreno mais plano», esclarece o Rock in Rio.
Sobre um dos assuntos mais polémicos relacionados com a JMJ, o palco que recebeu o Papa, e que foi recentemente desmantelado pela Câmara Municipal de Lisboa, não será usado como o principal do Rock in Rio, mas sim como o espaço All in Rio, «não necessariamente de espectáculos, mas de interatividade, celebração, debate e inclusão», escreve o JN.
Na verdade, e como foi confirmado ao TRENDY Report pela comunicação do festival, a utilização do palco nem está, neste momento garantida: a única certeza é que «será usada a cobertura» desta infra-estrutura. Lembre-se que estamos a falar de um empreendimento que custou quase três milhões de euros e que Marcelo Rebelo de Sousa garantiu, ainda, que iria ser usado para outros fins.
Durante o anúncio da edição de 2024 do Rock in Rio, e em paralelo com o anúncio da nova “casa”, foi ainda revelado o primeiro cabeça de cartaz deste festival – Ed Sheeren – e as datas: 15, 16, 22 e 23 de Junho. Todas as informações sobre a próxima edição estão no site oficial do evento.