Depois do Speedmaster Moonwatch da Omega, a Swatch tem uma nova colab com uma marca histórica de relógios

Os Bioceramic Scuba Fifty Fathoms chegam nas versões Arctic Ocean, Pacific Ocean, Atlantic Ocean, Indian Ocean e Antarctic Ocean.

A suíça Blancpain, que terá criado o «primeiro verdadeiro relógio de mergulho» há precisamente setenta anos, é a protagonista da nova colecção da Swatch.

O modelo Fifty Fathoms, um relógio de mergulho criado em 1953 (iamgem em baixo) por Jean-Jacques Fiechter a pedido dos militares Robert Maloubier e Lieutenant Claude Riffaud da Ecole Nationale des Scaphandriers (escola nacional de mergulha francesa), é o mais recente modelo especial da Swatch.

Esta colab com a Blancpain, em empresa suíça criada no final do século XVIII e que se tornou subsidiária da Swatch em 1992, deu origem a cinco modelos inspirados no Fifty Fathoms, com uma bracelete feita a «partir de redes de pesca recicladas retiradas do mar» e uma caixa em cerâmica.

Os Bioceramic Scuba Fifty Fathoms chegam nas versões Arctic Ocean, Pacific Ocean, Atlantic Ocean, Indian Ocean e Antarctic Ocean, cada um com esquemas de cores próprios e uma ilustração dos animais marinhos nudibrânquios: Dendronotus Frondosus, Chromodoris Kuiteri, Glaucus Atlanticus, Nembrotha Kubaryana e Tritoniella Belli, respectivamente.

©Swatch
©Swatch | Cada um dos cinco modelos Bioceramic Scuba Fifty custa 390.

Em termos de características técnicas, estes relógios tem resistência até 91 metros de profundidade (o equivalente a cinquenta braças – fathoms – uma medida de profundidade usada no sistema imperial), «movimento mecânico SISTEM51, luneta rotativa segura e protecção antimagnética».

Todos os cinco modelos já podem ser comprados online e em algumas lojas Swatch: o PVP é de 390 euros. Em comparação, um Fifty Fathoms original, da Blancpain, pode custar cerca de 17 mil euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].