Aprender Braille com a LEGO: os sets para cegos e amblíopes chegam às lojas em Setembro

Nesta primeira fase, não vai haver uma versão portuguesa dos LEGO Braille Bricks, nem esta opção deve estar disponível a médio prazo. Contudo, os sets existem e já foram entregues à ACAPO.

©LEGO Braille UK FR
©LEGO

Até há bem pouco tempo, a LEGO apenas disponibilizava este sets, de forma gratuita, a «organizações especializadas na educação de crianças com deficiência visual». Agora, começam a ser vendidos ao público, em geral.

Os sets LEGO Braille Bricks — Play with Braille vão estrear-se nas lojas, depois de uma temporada em que eram cedidos gratuitamente pela marca a instituições de apoio a cegos e amblíopes.

Em Portugal, via Fundação LEGO, há uma parceria com a ACAPO: a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal recebeu, em 2021, vários sets destes. Cada um, tinha «340 peças com o alfabeto português, os números 0 a 9, sinais matemáticos, sinais de pontuação e três bases».

©ACAPO
©ACAPO | Os sets em português existem: a ACAPO recebeu várias unidades em 2021.

Na altura, a ACAPO tornou-se a parceira oficial da Fundação LEGO neste projecto, com competências na «recepção, formação, adaptação de conteúdos e distribuição dos jogos de LEGO em Braille por escolas e instituições de ensino».

Contudo, nesta primeira fase, não vai haver uma versão portuguesa dos LEGO Braille Bricks, nem esta opção deve estar disponível a médio prazo – a marca diz apenas que, no início de 2024, o set fica disponível nas versões em «italiano, alemão e castelhano». Dia 1 de Setembro, quando ficarem à venda na loja online da marca, haverá apenas as edições em francês e inglês – ambas, por 89,90 euros – que não podem ser enviadas para Portugal.

©LEGO Braille
©LEGO | Os primeiros sets LEGO Braille Bricks chegam apenas nas versões em francês e inglês.

Ainda assim, contactada pelo TRENDY Report, a ACAPO diz que os cegos e amblíopes portugueses vão poder «criar palavras com um conjunto de LEGO francês», mas com algumas ressalvas: «Os símbolos de braille para as letras acentuadas portuguesas são usados em francês, mas o significado nem sempre é igual, por exemplo, os pontos braille que correspondem à letra ‘Á’ em português representa o ‘À’ em francês».

«Se o adulto que comprou o kit conhece muito bem o Braille português (formalmente, a Grafia Braille para a Língua Portuguesa) a criança aprenderá escrever ‘Mário’ como deve ser, em Braille, porque o adulto vai olhar para os pontos e não a letra em tinta. Quem apenas consiga ler a tinta, vê Màrio e vai procurar, em vão, um ‘Á’», explica a ACAPO.

©LEGO Braille Bricks
©LEGO | Apesar de algumas diferenças nas letras (devido à acentuação), um invisual vai conseguir escrever palavras em português com os sets inglês e francês.

Cada peça vem, assim, não só, com os pontos salientes correspondentes a cada letra, que permitem ler Braille, mas também com o respectivo caractere impresso, em tinta. Os dois sets têm «287 peças em cinco cores: branco, amarelo, verde, vermelho e azul», que são «inteiramente compatíveis com outros produtos LEGO».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].