Passos para arrendar o seu apartamento sem problemas

©Direitos Reservados
©Direitos Reservados

Todos os proprietários querem arrendar o seu apartamento com tranquilidade, para usufruir sempre de um arrendamento seguro, mas como é que se pode arrendar um apartamento com segurança? Para evitar surpresas desagradáveis.

Tome nota, aqui dizemos-lhe o que deve fazer para garantir um aluguer seguro.

O principal risco quando se aluga um apartamento é encontrar um inquilino que esteja frequentemente em atraso.

Por esta razão, é importante saber escolher o inquilino certo, uma tarefa complexa, mas aplicando certos critérios de seleção é possível escolher o inquilino certo.

Muitos proprietários pensam como garantir um aluguel tranquilo existe uma forma de se proteger ao alugar o seu imóvel, basta seguir os passos abaixo:

Analisar a sua solvabilidade

A capacidade de pagamento de um inquilino depende dos seus rendimentos e da estabilidade do seu emprego. Por esta razão, devemos pedir-lhe que forneça a documentação correspondente às suas últimas folhas de vencimento e ao seu contrato de trabalho.

Pedir referências de outros senhorios que possam ter arrendado um imóvel anteriormente.

Pedir garantias adicionais

Para além do pagamento da caução destinada a cobrir eventuais danos causados ao imóvel pelo inquilino no final do contrato, a lei permite que qualquer tipo de garantia do cumprimento das obrigações de pagamento seja constituída adicionalmente no momento da assinatura do contrato.

Esta garantia adicional (por exemplo, através do pagamento de uma ou duas prestações mensais extra) destina-se a cobrir as obrigações de pagamento não cumpridas pelo arrendatário ou os danos que este possa causar à casa. O montante é livremente acordado entre o senhorio e o inquilino.

Exigência de um fiador

O fiador é o aval de um terceiro para os pagamentos assumidos pelo inquilino, de modo que, em caso de incumprimento por parte do inquilino, o fiador torna-se responsável pela dívida como se fosse sua.

O proprietário de um imóvel pode exigir dois tipos de fiadores no momento de arrendar o imóvel:

Pessoal: outra pessoa, que se compromete a garantir os pagamentos do inquilino.

Bancária: uma entidade financeira que se responsabiliza pelos pagamentos se o inquilino deixar dívidas pendentes. Este tipo de garantia é mais fiável para dar ao senhorio a segurança do compromisso acordado.

Submeter o contrato a arbitragem

Trata-se de um meio de resolução de conflitos alternativo ao processo judicial, regulado por lei.

O inquilino e o senhorio assinam uma adenda ao contrato na qual se estipula que, em caso de litígio, aceitam submeter-se à decisão de um árbitro imparcial para resolver o litígio.

Sem necessidade de recorrer a tribunal ou de contratar um advogado e um solicitador para tentar encontrar uma solução.

O proprietário pode escolher uma agência para se encarregar do aluguer do seu imóvel, para sua tranquilidade.

A vantagem desta opção é o facto de a agência ter uma carteira de clientes aptos a serem arrendatários.

Recomenda-se o arrendamento através de agências imobiliárias ou profissionais, uma vez que a sua política de trabalho permite a seleção do inquilino de forma segura.

Ao pôr em prática estas recomendações, o arrendamento de um imóvel será um processo mais fácil para o senhorio e o inquilino, evitando problemas e mal-entendidos durante o contrato de arrendamento.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.