O raio da Opel: a marca alemã tem um novo logótipo-relâmpago que pisca olho aos automóveis eléctricos

Este novo Blitz é o elemento central da nova filosofia de design Opel Compass, que será a imagem do futuro da marca alemã.

A Opel revelou o seu novo logótipo: é uma (nova) estilização do seu clássico relâmpago representativo de velocidade, agora com uma abordagem “eléctrica” que aponta para o futuro da marca.

Quase todas as marcas de automóveis estão a adoptar uma comunicação mais virada para a electrificação e já muitas definiram um prazo para deixar os motores de combustão, como por exemplo, a Volvo.

A Opel é outro destes exemplos: dentro de cinco anos, a marca quer ser totalmente eléctrica, na Europa, e o seu novo logótipo deixa antever esta realidade. O Blitz, o relâmpago/raio que a marca adoptou no início da década de sessenta, já teve várias versões, mas agora surge dividido em dois, embora mantendo o círculo.

«O nosso Blitz [‘relâmpago’, em alemão] é mais relevante que nunca. Não só simboliza o nosso empenho na democratização da inovação e da mobilidade, como também transmite o nosso compromisso de nos tornarmos uma marca totalmente eléctrica na Europa até 2028», justifica o CEO da Opel, Florian Huettl.

©Opel
©Opel | O Blitz foi, pela primeira vez, usado pela Opel em 1963. Antes, o símbolo era uma asa.

Este novo Blitz é o elemento central da nova filosofia de design Opel Compass, que será a imagem do futuro da marca alemã (detida pela Stellantis desde 2021) – neste domínio, a marca já anunciou um concept car, o GT X Experimental (imagem de destaque).

Contudo, ainda não será este ano que vamos ver o novo logótipo num automóvel da Opel: o primeiro modelo com esta imagem só será lançado em 2024, não havendo ainda confirmação de qual será.

Ainda assim, Florian Huettl promete uma «surpresa» para o salão IAA Mobility, que acontece em Munique entre 5 e 10 de Setembro de 2023: será aqui que a Opel vai, possivelmente, mostrar o primeiro automóvel com o novo logo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].