A Opel revelou o seu novo logótipo: é uma (nova) estilização do seu clássico relâmpago representativo de velocidade, agora com uma abordagem “eléctrica” que aponta para o futuro da marca.
Quase todas as marcas de automóveis estão a adoptar uma comunicação mais virada para a electrificação e já muitas definiram um prazo para deixar os motores de combustão, como por exemplo, a Volvo.
A Opel é outro destes exemplos: dentro de cinco anos, a marca quer ser totalmente eléctrica, na Europa, e o seu novo logótipo deixa antever esta realidade. O Blitz, o relâmpago/raio que a marca adoptou no início da década de sessenta, já teve várias versões, mas agora surge dividido em dois, embora mantendo o círculo.
«O nosso Blitz [‘relâmpago’, em alemão] é mais relevante que nunca. Não só simboliza o nosso empenho na democratização da inovação e da mobilidade, como também transmite o nosso compromisso de nos tornarmos uma marca totalmente eléctrica na Europa até 2028», justifica o CEO da Opel, Florian Huettl.
Este novo Blitz é o elemento central da nova filosofia de design Opel Compass, que será a imagem do futuro da marca alemã (detida pela Stellantis desde 2021) – neste domínio, a marca já anunciou um concept car, o GT X Experimental (imagem de destaque).
Contudo, ainda não será este ano que vamos ver o novo logótipo num automóvel da Opel: o primeiro modelo com esta imagem só será lançado em 2024, não havendo ainda confirmação de qual será.
Ainda assim, Florian Huettl promete uma «surpresa» para o salão IAA Mobility, que acontece em Munique entre 5 e 10 de Setembro de 2023: será aqui que a Opel vai, possivelmente, mostrar o primeiro automóvel com o novo logo.