Apple Vision Pro é oficial: aqui estão os novos óculos de realidade aumentada da “maçã”

«One more thing», disse Tim Cook antes de anunciar os Apple Vision Pro, que considerou ser um novo tipo de computador.

©Apple
©Apple

Depois de a Apple ter mostrado uma série de mudanças relacionadas com os seus sistemas operativos, percebemos que os rumores se confirmaram: a marca da maçã acabou mesmo por anunciar um novo produto.

A novidade são, como se esperava, os óculos de realidade aumentada (RA): «One more thing», disse Tim Cook antes de anunciar os Apple Vision Pro, que considerou ser um «novo tipo de computador». Este dispositivo, que abre a porta para a «era da computação espacial [spatial computing]», permite usar várias apps e uma interface semelhante ao iOS. Os chips são os R1 e M1.

Basicamente, todo o tipo de apps que conseguimos usar no iPhone, iPad e Mac pode ser usado nos ecrãs do Vision Pro; a ideia que temos é a de estar a interagir com as janelas das aplicações no ar, na sala ou em qualquer outro sítio onde estejamos.

©Apple
©Apple | As janelas das apps flutuam na sala onde estivermos – é este, um dos conceitos deste novo equipamento.

Além de terem um foco na produtividade, estes óculos também servem para ver filmes «como no cinema», uma vez que cria cenários virtuais para aumentar a imersividade desta experiência. Relativamente ao som, a Apple diz que este dispositivo tem Spatial Audio.

Este é mesmo o «produto mais ambicioso» criado pela Apple, sublinhou Tim Cook, CEO da empresa. O único fio que este óculos têm é para uma bateria externa, semelhante a um powerbank MagSafe da mesma marca, que podemos colocar no bolso.

Para assinalar o lançamento dos novos Vision Pro, a Apple fez uma parceria com a Disney para criar conteúdos exclusivos. Bob Iger, CEO da empresa, mostrou algumas destas novidades, como novas formas de ver séries na plataforma de streaming – um dos exemplos foi The Mandalorian (imagem em baixo).

Além disso, será possível gerar modelos 3D virtuais de jogos de basquetebol ou dos parques temáticos da Disney, assim como “entrar” em documentários do National Geographic.

©Apple / Disney
©Apple

Segundo a Apple, este é mesmo o «mais avançado sistema pessoal de tecnologia de sempre», que justificou a entrada de cinco mil patentes por parte da empresa. E isto também acaba por justificar o preço: 3499 dólares, cerca de 3200 euros. Contudo, os Vison Pro só chegam às lojas em 2024.

Pode ver a apresentação completa da Apple aqui em baixo; a revelação do Vision Pro começa a partir das 1:32:35 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].