5 razões por que cada vez mais empresas optam por espaços de coworking

©Marc Mueller/Pexels
©Marc Mueller/Pexels

As noções de empresa e de espaço empresarial têm sido alvo de inovação e de constante adaptação às diferentes exigências comerciais das empresas. Muito se deve ao aparecimento e crescimento, principalmente na última década, de novas profissões e de novos modelos de trabalho como, por exemplo, o trabalho remoto.

O facto de certas atividades profissionais poderem ser desenvolvidas a partir de qualquer ponto do mundo, recorrendo unicamente a um computador e a uma ligação WiFi, veio mudar de uma forma provavelmente irreversível, não só o paradigma de determinados postos de trabalho, como também o da orgânica e funcionamento das próprias empresas. Esta realidade tornou-se ainda mais clara com a pandemia de Covid-19.

Os espaços de cowork surgem nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto, justamente, neste contexto de mudança, quando os empresários perceberam haver inúmeras vantagens em abdicar do modelo tradicional de empresa, em detrimento da utilização deste tipo de espaços.

Mas vejamos, então, que vantagens podem trazer estes espaços a empresários e trabalhadores independentes.

Mais económico

Esta é, porventura, uma das principais vantagens da utilização destes espaços já que, as despesas fixas que as empresas têm relacionadas com o funcionamento da própria empresa, são de grande importância para os respetivos orçamentos. Com a utilização de um espaço de cowork, as empresas podem usufruir de um espaço empresarial cuja infra-estrutura e equipamentos satisfazem plenamente as suas necessidades operacionais, sem ter o encargo financeiro inerente ao aluguer (ou posse) e manutenção de um espaço empresarial dito tradicional. As empresas de cowork oferecem, aos seus utilizadores, vários planos de utilização que vão ao encontro das necessidades tanto de empresários, como de trabalhadores independentes que trabalhem de forma remota.

Maiores índices de produtividade

Estes espaços de trabalho estão equipados e preparados para proporcionar aos seus utilizadores todo o conforto e algumas comodidades que estes teriam em qualquer ambiente informal. Muitos deles possuem, por exemplo, áreas de refeição e de lazer onde empresários e trabalhadores podem ter os seus momentos de descontração. Muitos destes espaços estão, ainda, disponíveis praticamente vinte e quatro horas por dia, permitindo uma maior flexibilidade de horário. São espaços que se propõe ser um ambiente intermédio entre o que seria de esperar num espaço de trabalho empresarial tradicional e o próprio ambiente doméstico ou de convívio. Esta combinação entre trabalho e conforto, aliado à flexibilidade dos horários de utilização, contribuem significativamente para o aumento dos inícios de produtividade dos seus utilizadores.

Networking

O trabalho a partir de casa ou desenvolvido num qualquer espaço empresarial tradicional, que se limita ao espaço físico da empresa, limitam a possibilidade e a capacidade dos empresários e trabalhadores independentes de expandirem a sua rede de contactos (networking), fator fundamental para o crescimento e divulgação das suas atividades profissionais e de negócio. Por outro lado, o facto de estes espaços de cowork permitirem juntar, no mesmo espaço físico, empresários e trabalhadores de diferentes empresas e setores de atividade, promove o crescimento das redes de contactos, elemento fundamental para o surgimento de novas parcerias ou de novas ideias de negócio.

Morada comercial

Uma das vantagens incontornáveis da opção por este tipo de espaços de trabalho é o facto dos seus utilizadores poderem utilizar a morada dos mesmos como a sua própria morada comercial. Com esta possibilidade, empresários e trabalhadores evitam, não só, toda a burocracia, como as despesas que estariam associadas à administração de um espaço empresarial próprio. Isto faz com que os utilizadores destes espaços se foquem no que é essencial e não percam tempo com tarefas que não correspondam à atividade comercial da empresa.

Ambiente empresarial

Apesar destes espaços serem, basicamente, um conjunto de escritórios partilhados, conseguem recriar um ambiente tipicamente empresarial. Mas não só. Consegue oferecer, ainda, aos seus utilizadores, alguns elementos de conforto, lazer e convívio. Esta combinação, no mesmo espaço, destas duas realidades, constituem uma das grandes vantagens da utilização deste tipo de espaços, já que promove a cooperação e o convívio entre os seus utilizadores, contribuindo diretamente para um aumento da sua produtividade. São, também, espaços preparados para organização de eventos e reuniões de trabalho que, por acontecerem nestes espaços partilhados, existe sempre a possibilidade de reunirem colaboradores de diferentes empresas, o que dificilmente aconteceria num espaço empresarial tradicional, apenas reservado à atividade de uma única empresa.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.