Wear2Heal, as leggings portuguesas para desportistas com electroestimulação e massagem incluídas

O objectivo destas leggings é optimizar e acelerar o processo de recuperação muscular, depois de um treino.

©CeNTI
©CeNTI

Em breve, pode chegar ao mercado um novo tipo de roupa desportiva, criada em Portugal: estas leggings têm ainda aquecimento e compressão.

Investigadores do CeNTI, em parceria com as empresas de têxteis Tintex e Hata, com o Citeve e com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, estão a desenvolver um novo tipo de roupa de desporto.

O objectivo passa por lançar um modelo comercial de leggings para «optimizar e acelerar o processo de recuperação muscular após a prática de exercício físico», além de «aumentar a eficácia e o desempenho desportivos».

Para isso, estas leggings tecnológicas – criadas pelo projecto Wear2Heal – vão ter «estruturas têxteis avançadas com sistemas de electroestimulação, aquecimento, massagem e compressão localizados», explicam os investigadores do CeNTI.

©CeNTI
©CeNTI | As leggings têm dois módulos laterais, onde está a electrónica que controla as capacidades de recuperação muscular.

Por exemplo, estas duas últimas capacidades serão asseguradas por «materiais com memória de forma»; já para a electroestimulação, o projecto Wear2Heal prevê a aplicação de fios condutores nos têxteis; já o aquecimento das leggings fica a cargo de «circuitos de electrónica impressa».

Neste momento, as leggings Wear2Heal estão em fase de protótipo e optimização – não existe uma data concreta de chegada ao mercado, embora o projecto já tenha data de conclusão: Dezembro de 2022. Ainda assim, segundo o CeNTI, a possível «entrada e receptividade no mercado são positivas».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].