Os representantes de Portugal nos desportos pelo mundo

Corrida
Foto de Jonathan Chng em Unsplash

Portugal alcançou o seu melhor resultado na história nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Os futebolistas portugueses estão envolvidos em grandes transferências no mercado da bola.

Estes são claros sinais que a geração atual coloca o desporto português em destaque pelo mundo, e nas mais diversas categorias. Conheça os principais destaques desportivos portugueses.

Portugal à conquista do mundo desportivo!

O incrível deste crescimento incide justamente na variedade de modalidades que destacam os atletas. Por exemplo, no ténis de mesa, terreno de Marcos Freitas, que já alcançou o top 10 da categoria – atualmente está na posição 31 – e, mais recentemente, eliminou o vice-campeão do mundo na WTT Champions European Summer Series e alcançou a qualificação para os oitavos de final.

No ténis de mesa, João Sousa, detentor de três títulos de ATP 250, é o grande representante português da categoria. Natural de Guimarães, o atleta está entre os 100 melhores da ATP desde 2013, atualmente ocupa o posto 61. É considerado o melhor tenista português de sempre. Aos 33 anos, Sousa continua a competir em alto nível e a sua força mental é um dos seus pontos fortes.

Com o quimono posto, Telma Monteiro é um ícone do judo nacional. A atleta é a mais titulada da modalidade em Portugal, além da inesquecível medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Telma conta também com cinco títulos europeus e quatro vice-campeonatos mundiais. A trajetória da judoca é impressionante e merecedora de todos os elogios possíveis.

Patrícia Mamona é mais uma mulher que representa as cores de Portugal com louvor. A atleta do triplo salto conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021, em Tóquio, com um salto de 15,01, recorde nacional da categoria. Ainda em 2021, um ano iluminado para Mamona, venceu o Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta. Antes, foi campeã mundial em 2016. Dada a sua contribuição para o desporto português, Patrícia foi agraciada com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

No ciclismo, Rui Costa, com nome de craque no mundo do futebol, é outro incontestável. O ciclista de 35 anos, tem uma trajetória respeitável, com três vitórias no Tour de Suisse e tornou-se campeão mundial em 2013, em Florença. Ainda em âmbito mundial, o ciclista ocupou o quarto lugar no ranking UCI, melhor classificação de sempre de um português.

Futebol
Foto de Connor Coyne em Unsplash

No futebol, os portugueses mantêm a tradição de Eusébio. Em Manchester, Bruno Fernandes e Bernardo Silva são peças-chave dos rivais United e City, os médios contam com a confiança total dos seus técnicos, Pep Guardiola e Ten Hag, respetivamente. Ainda nas terras da rainha, Diogo Jota mostrou serviço e aponta como titular de ataque do.

No campo dos jogos mentais, Portugal também está muito bem representado. Começando pelo poker, o país conta com André Coimbra, que inspirado por David Williams começou a estudar e praticar o desporto. André foi o primeiro português a chegar à Supernova Elite, um grande feito, dada a dificuldade dos torneios. Atualmente, o jogador é embaixador da PokerStars, além de contar com um canal na Twitch, no qual ensina regras de poker, estratégias do jogo e também joga partidas em direto.

No xadrez, o mais popular dos jogos mentais, Jorge Ferreira representa a bandeira portuguesa. O jovem foi o quarto nacional a atingir a elite do xadrez mundial. O começo de Jorge no desporto foi curioso, aos 11 anos foi desafiado pela sua professora de educação física a aprender o jogo para participar numa competição que aconteceria no dia seguinte, e que contaria com a participação da mestre Ariana Pintor. O jovem conheceu as regras básicas e foi o aluno que mais ofereceu resistência a Ariana. Atualmente, o jogador defende o conjunto GD Dias Ferreira e lidera o ranking nacional da modalidade.

A atual geração segue estão o seu caminho, orgulhar os portugueses e marcar os seus nomes na história do desporto nacional e mundial. É fundamental dar todo o apoio possível para que esse momento dure o máximo possível, afinal, uma grande geração como esta é rara e deve ser assistida sempre que possível.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.