6 plataformas online para anunciar a sua casa de férias

©BigTunaOnline / Shutterstock
©BigTunaOnline / Shutterstock

O Alojamento Local entrou nas nossas vidas na última década como uma nova possibilidade para a rentabilização de imóveis, animando o mercado imobiliário para além do binómio arrendamento/venda e contribuindo decisivamente para o boom do turismo em Portugal.

O setor teve um contributo importante nos rendimentos de muitas famílias – particularmente em tempos de crise – e cativou a atenção de investidores globais ao ponto de ter sido preciso produzir legislação que respondesse devidamente ao fenómeno. Fenómeno este que, aliás, já não o é, porque faz, naturalmente, parte das nossas vidas como comunidade e enquanto economia global.

O Alojamento Local foi, sem dúvida, uma alavanca para o setor do turismo nacional, cujos números na última década são impressionantes. Em 2018 – números pré-pandemia, portanto – o turismo em Portugal contribuiu 19,1% para o Produto Interno Produto (PIB).

O Alojamento Local completou a oferta hoteleira permitindo colocar no mercado, de forma temporária, casa privadas – vivendas, casas de férias, apartamentos ou até outro tipo de imóveis reconvertidos para este uso – possibilitando ainda que os turistas que nos visitam tivessem uma experiência mais genuína, quase como vivendo a vida de um local.

6 plataformas online para anunciar a sua casa de férias

Registada a importância do Alojamento Local para famílias, turistas e para o nosso país, vamos a questões práticas.

Quer rentabilizar o seu imóvel? Quer alugar a sua casa de forma temporária? Quer anunciar a sua casa de férias através de uma plataforma que o ajude na sua gestão de alojamento local em Lisboa ou noutro ponto do país?

Este artigo foi escrito a pensar em si. Partilhamos seis plataformas para anunciar a sua casa de férias.

GuestReady
Fundada por Alexander Limpert em Londres, a plataforma chegou a Portugal em 2018 e transformou-se rapidamente num player importante no nosso mercado.

Prova disso é que após apenas um ano a GuestReady tinha atingido os 51 milhões de euros em propriedades geridas no nosso país. A empresa tem-se revelado peça importante para muitos clientes na gestão de alojamento local em Lisboa – e noutros pontos do país.

A plataforma disponibiliza serviços como a criação de anúncios, fotografias e comunicação, bem como a seleção de hóspedes, check-ins, entrega de chaves, limpezas, lavandaria e manutenção da propriedade anunciada.

Airbnb 
O Airbnb já é um clássico do Alojamento Local, confundindo-se quase com o próprio conceito. A empresa foi fundada em 2008 em São Francisco, na Califórnia – Estados Unidos da América – e permite a colocação de anúncios de AL por parte dos “anfitriões” para “convidados” de todo o mundo.

Em 2019 o Airbnb tinha mais de 500 mil anúncios, espalhados por 35.000 cidades de 192 países. Esta plataforma possibilita, de forma fácil, criar uma conta e tornar-se num anfitrião, partilhando ainda dicas para otimizar o seu anúncio.

A plataforma tem uma taxa de serviço de 3% do anfitrião por cada reserva – existindo também outras taxas cobradas, que devem ser tidas em conta aquando da fixação do preço.

Booking
Pouca gente sabe que o Booking foi fundado em 1996, em Amesterdão, nos Países Baixos, começando por ser uma pequena startup neerlandesa.

Cresceu ao ponto que (quase) todos sabemos, estando disponível em mais de 40 idiomas, com 1.496.665 alojamentos em 121.991 destinos turísticos em 228 países e territórios.

Colocar um anúncio no Booking é completamente gratuito, mas por cada reserva a plataforma absorve 15% da taxa de serviço do anfitrião.

HomeAway
A HomeAway foi fundada em 2006 e faz parte do Grupo HomeAway. Inc. Em todos os seus sites – cerca de 50, em 23 idiomas – tem mais de 44 milhões de visitantes e 2 milhões de casas de férias para alugar em 190 países.

Esta plataforma pode ser paga (desde 199€ por ano, com tarifa fixa, pedidos e reservas ilimitadas) ou cobrar através de uma comissão de 8%.

Warmrental
O Warmrental é uma plataforma de aluguer de curta duração de apartamentos e vivendas. Define-se como um produto para uma nova geração de viajantes, com um site user-friendly em vários idiomas com disponibilidade em tempo real, ao que acresce um serviço de apoio ao cliente em várias línguas.

Rentalia
A Rentalia é mais uma plataforma dedicada à promoção de alojamentos de férias, fazendo a ponte entre proprietários e clientes.

Faz parte do grupo idealista, o que confere uma marca de credibilidade a este produto digital que tem três modalidades de subscrição: Classic, Premium e Platinum. O site tem mais de 40 mil imóveis para arrendar em Espanha, Portugal, Itália, França e Andorra.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.