Sétima arte francesa: os 7 filmes mais premiados no cinema

©DR.
©DR.

Não é por acaso que o cinema francês ocupa um lugar especial no pódio quando a conversa é sobre a sétima arte: em França fazem-se filmes excecionais.

Para que fique a conhecer os imprescindíveis, reunimos 7 filmes franceses que se destacam pelos prémios que conquistaram, desde o incontornável Festival Internacional de Cinema de Cannes aos supremos Óscares, passando pelos BAFTA, César e outros.

Explore esta lista e deixe-se surpreender pelas maravilhas cinematográficas que França tem para oferecer. Com sorte, poderá mesmo ver um destes títulos em Paris, por exemplo, para uma experiência derradeiramente francesa.

Os 7 filmes mais premiados no cinema francês

Entre clássicos e contemporâneos, elencámos 7 obras de destaque na cinematografia francesa. Confira abaixo.

O Artista (2011)
O cenário é Hollywood, pelo final da década de 1920 e início da de 1930, aquando do surgimento do cinema falado.

Neste filme a preto e branco e quase totalmente mudo, conta-se a história de um famoso ator do cinema mudo numa fase de declínio da carreira e de uma jovem atriz em ascensão. Entre os prémios que conquistou estão 5 Óscares, 3 Globos de Ouro, 7 BAFTA e 6 prémios César.

É de realçar que “O Artista”, realizado por Michel Hazanavicius, foi o primeiro filme francês a receber o Óscar para Melhor Filme.

Piaf – Um Hino ao Amor (2007)
O filme que remete quem o viu para a canção “La Vie en Rose” é um musical biográfico sobre a vida da cantora mundialmente reconhecida Édith Piaf.

Interpretando o papel principal, a atriz Marion Cotillard ganhou o Óscar de Melhor Atriz (o primeiro atribuído a uma atriz francesa), um BAFTA e um César. O filme conquistou ainda o Óscar de Melhor Maquilhagem, três BAFTA e quatro Césars.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Realizado por Jean-Pierre Jeunet, este é um dos êxitos cinematográficos franceses mais adorados de sempre. O filme conta a história de Amélie Poulain, uma jovem imaginativa e solitária que procura sempre a beleza das pequenas coisas, ajudar as pessoas que se cruzam no seu caminho e encontrar o amor.

“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” conquistou o prémio de Melhor Filme no European Film Awards, quatro Césars e dois BAFTA, para além 5 nomeações nos Óscares. É também, até hoje, o filme francês com maior êxito de bilheteira nos Estados Unidos.

O Meu Tio (1958)
Uma comédia de Jacques Tati que segue a história de Monsieur Hulot (interpretado pelo próprio realizador), uma personagem que encara dificuldades em adaptar-se às novidades pós-Segunda Guerra Mundial, da tecnologia ao consumismo e à arquitetura, e do seu sobrinho, Gérard, que acompanha as peripécias.

Com sucesso mundial, “O Meu Tio” ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Prémio Especial do Júri em Cannes, entre outros prémios internacionais.

Indochina (1992)
Um filme de época passado entre 1930 e 1950, na Indochina, colónia francesa.
Conta a história de Éliane, dona de uma plantação e mãe adotiva de uma rapariga vietnamita, numa época em que o movimento nacionalista vietnamita ascende.

Com realização de Régis Wargnier, esta longa metragem conquistou vários prémios, entre os quais o Óscar de melhor filme estrangeiro, diversos prémios César e o Goya de melhor filme europeu.

Um Homem, Uma Mulher (1996)
A história romântica, dramática e algo cómica de um viúvo e uma viúva que se conhecem, quando visitam o colégio dos filhos. O filme acompanha a amizade e o amor entre os dois, enquanto a memória dos parceiros falecidos parece querer invadir o presente.

Este êxito do cinema francês, realizado por Claude Lelouch, conquistou os Óscares de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Argumento Original, a Palma de Ouro no Festival de Cannes e dois Globos de Ouro.

Caché (2005)
Uma história de suspense que começa quando George e Anne recebem um vídeo que mostra a sua própria casa filmada a partir da rua. Escrito e realizado por Michael Haneke, é uma produção conjunta entre França, Áustria, Alemanha e Itália.

O filme foi desqualificado dos Óscares, mas recebeu três Palmas de Ouro no Festival de Cannes, cinco prémios European Film Awards e consta da lista de 100 Maiores Filmes do Século 21 da BBC.

Qual destas obras primas do cinema francês vai ver primeiro? Aproveite para partilhar esta lista com os aficionados da sétima arte que conhece!