Manutenção de uma casa de madeira: o que tem que saber

Casa de madeira

Escolher uma casa de madeira como habitação principal ou como residência de férias é uma óptima decisão, que não só permite um quotidiano mais agradável e saudável, mas também é uma opção mais sustentável. Contudo, as casas de madeira requerem um bom nível de cuidados.

Neste artigo iremos partilhar uma lista de pontos aos quais deve ter especial atenção, por forma a manter a sua casa de madeira em excelentes condições.

Danos provocados pelos raios solares

A madeira é susceptível a danos provocados pelos raios solares. Por essa razão, convém desde logo começar a pensar nas formas de minimizar esse impacto.

O primeiro aspecto a ter em conta é o posicionamento da casa, o qual deve ter em conta o conforto térmico, mas também a exposição solar. Se possível, deve procurar que a maior parte da casa receba a incidência do sol, mas não directamente.

Adicionalmente, deve escolher uma tinta ou verniz adequado, mas iremos detalhar este ponto mais à frente neste artigo.

Detectar e eliminar possíveis pragas

Outro aspecto de maior sensibilidade relativamente às casas de madeira é a possibilidade de danos provocados por pragas. Em Portugal, existem diversos insectos que podem constituir uma ameaça, tais como: broca da madeira, carunchos e gorgulhos xilófagos.

Os sinais a que deve estar atento, por forma a conseguir detectar sinais de uma praga de forma tão precoce quanto possíveis são:

  • Novos furos na madeira – geralmente apresentam forma oval ou circular,
  • Pó resultante da perfuração – ao fazerem os buracos, os insectos geralmente deixam vestígios que assumem a forma de pó,
  • Túneis na madeira – podem ser difíceis de descobrir, funcionam como “galerias,
  • Madeira deteriorada – sinal que costuma surgir no piso flutuante ou nos cantos das vigas do tecto.

Caso detecte um destes sinais, deve começar por eliminar a infestação, por conta própria ou solicitando ajuda de uma empresa especializada.

Evitar a humidade

Além das pragas, outro dos potenciais problemas que podem afectar as casas de madeira é a humidade. Assim, é imperativo evitar-se ao máximo a exposição dos materiais de construção à água durante o processo construtivo.

Isto é ainda mais relevante caso a madeira ainda não tenha sido alvo de tratamento.

Optar por uma tinta ou velatura correcta

Para garantir um bom nível de protecção deve escolher uma tinta ou veladura adequada para uma casa de madeira em Portugal.

Caso tenha dúvidas sobre o material certo a aplicar não hesite em contactar um especialista. Muitas vezes, a melhor fonte de informação sobre os cuidados de manutenção a ter é a própria empresa que fabricou a sua habitação.

Fazer manutenção regularmente

Por fim, mas também muito importante, é garantir que realiza a manutenção regular da sua casa de madeira. É fundamental prevenir os problemas e não reagir apenas quando os mesmos surgem, já que depois será mais difícil e trabalhoso fazer a correcção dos danos.

Tenha o cuidado de analisar regulamente a madeira, e também de aplicar produtos protectores sempre que for necessário.

Pode encontrar mais informação e dicas sobre casas de madeira e a sua manutenção em maestrocasas.pt.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.