©William Iven
©William Iven

Tudo o que você deve saber sobre IMEI

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do IMEI do seu telefone, principalmente se um dia perdeu ou foi assaltado e precisou bloquear o seu aparelho.

Nesses casos, ao ligar para a operadora, é solicitado o número de IMEI do seu aparelho perdido. Se você é um daqueles que não faz ideia do que isso quer dizer e seu cérebro dá um nó nesses momentos, conheça agora tudo que você precisa saber sobre imei.

Muito se fala sobre isso na internet e muitas teorias rondam os cantos mais sombrios dos fóruns de bate papo, mas a explicação na verdade é bem simples. Aquela sequência de números que está estampada em vários lugares no seu aparelho telefônico nada mais é do que um número de identificação utilizado para distinguir o seu aparelho celular.

Todo aparelho celular possui um código de registro digital em que é possível identifica-lo e o manter seguro. Basicamente, essa sequência de números é composta por 15 dígitos, é conhecida como IMEI, sigla de “International Mobile Equipment Identify” ou traduzindo para o português “Identificador internacional móvel de equipamento”. Esse número, que geralmente é encontrado na parte detrás do seu aparelho, funciona como o número da identidade do seu telefone.

Se para você isso é muito complicado, podemos explicar de uma forma muito mais simples. Para entender o IMEI do seu aparelho, basta olhar os seis primeiros números, eles indicam onde o seu aparelho foi feito, chamados de Type Allocation Code. Os números finais, caracterizam-se por uma sequência de dois dígitos que possibilitam identificar o fabricante do aparelho, e pelos números de série e identificador único.

Geralmente, você só é solicitado o número de IMEI em caso de perda ou roubo. Com esse identificador, o bloqueio do aparelho é executado de forma imediata. Se você encontrar o seu celular, aí já outra história. Você precisará provar que o aparelho não foi obtido de forma ilegal para realizar o debloqueio, o que pode demorar um tempo considerável.

Também é possível utilizar o número de IMEI para rastrear o seu telefone. Mesmo que você troque o seu chip e mude de operadora, o número de IMEI do seu aparelho continua sendo o mesmo, é possível encontrá-lo tanto como rastrear iphone pelo imei.

Há diversas formas para descobrir o número de IMEI do seu aparelho. Geralmente, a sequência de 15 dígitos vem estampada na parte traseira do seu celular, ou perto do código de barras na caixa em que veio o seu aparelho. Há também um modo simples de verificar esse número, basta abrir o teclado na tela de chamada e digitar *#06# no android ou no iphone, e clicar no botão de chamada para ser direcionado para a tela onde aparecerá o seu IMEI.

É sempre bom ter o número em mãos, não só para o caso de emergências. Com o seu número de IMEI, você também pode checar informações adicionais sobre o seu aparelho em diversos sites que oferecem esse serviço.

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!