©William Iven
©William Iven

Tudo o que vocĂȘ deve saber sobre IMEI

VocĂȘ provavelmente jĂĄ deve ter ouvido falar do IMEI do seu telefone, principalmente se um dia perdeu ou foi assaltado e precisou bloquear o seu aparelho.

Nesses casos, ao ligar para a operadora, Ă© solicitado o nĂșmero de IMEI do seu aparelho perdido. Se vocĂȘ Ă© um daqueles que nĂŁo faz ideia do que isso quer dizer e seu cĂ©rebro dĂĄ um nĂł nesses momentos, conheça agora tudo que vocĂȘ precisa saber sobre imei.

Muito se fala sobre isso na internet e muitas teorias rondam os cantos mais sombrios dos fĂłruns de bate papo, mas a explicação na verdade Ă© bem simples. Aquela sequĂȘncia de nĂșmeros que estĂĄ estampada em vĂĄrios lugares no seu aparelho telefĂŽnico nada mais Ă© do que um nĂșmero de identificação utilizado para distinguir o seu aparelho celular.

Todo aparelho celular possui um cĂłdigo de registro digital em que Ă© possĂ­vel identifica-lo e o manter seguro. Basicamente, essa sequĂȘncia de nĂșmeros Ă© composta por 15 dĂ­gitos, Ă© conhecida como IMEI, sigla de “International Mobile Equipment Identify” ou traduzindo para o portuguĂȘs “Identificador internacional mĂłvel de equipamento”. Esse nĂșmero, que geralmente Ă© encontrado na parte detrĂĄs do seu aparelho, funciona como o nĂșmero da identidade do seu telefone.

Se para vocĂȘ isso Ă© muito complicado, podemos explicar de uma forma muito mais simples. Para entender o IMEI do seu aparelho, basta olhar os seis primeiros nĂșmeros, eles indicam onde o seu aparelho foi feito, chamados de Type Allocation Code. Os nĂșmeros finais, caracterizam-se por uma sequĂȘncia de dois dĂ­gitos que possibilitam identificar o fabricante do aparelho, e pelos nĂșmeros de sĂ©rie e identificador Ășnico.

Geralmente, vocĂȘ sĂł Ă© solicitado o nĂșmero de IMEI em caso de perda ou roubo. Com esse identificador, o bloqueio do aparelho Ă© executado de forma imediata. Se vocĂȘ encontrar o seu celular, aĂ­ jĂĄ outra histĂłria. VocĂȘ precisarĂĄ provar que o aparelho nĂŁo foi obtido de forma ilegal para realizar o debloqueio, o que pode demorar um tempo considerĂĄvel.

TambĂ©m Ă© possĂ­vel utilizar o nĂșmero de IMEI para rastrear o seu telefone. Mesmo que vocĂȘ troque o seu chip e mude de operadora, o nĂșmero de IMEI do seu aparelho continua sendo o mesmo, Ă© possĂ­vel encontrĂĄ-lo tanto como rastrear iphone pelo imei.

HĂĄ diversas formas para descobrir o nĂșmero de IMEI do seu aparelho. Geralmente, a sequĂȘncia de 15 dĂ­gitos vem estampada na parte traseira do seu celular, ou perto do cĂłdigo de barras na caixa em que veio o seu aparelho. HĂĄ tambĂ©m um modo simples de verificar esse nĂșmero, basta abrir o teclado na tela de chamada e digitar *#06# no android ou no iphone, e clicar no botĂŁo de chamada para ser direcionado para a tela onde aparecerĂĄ o seu IMEI.

É sempre bom ter o nĂșmero em mĂŁos, nĂŁo sĂł para o caso de emergĂȘncias. Com o seu nĂșmero de IMEI, vocĂȘ tambĂ©m pode checar informaçÔes adicionais sobre o seu aparelho em diversos sites que oferecem esse serviço.

O EstĂșdio TRENDY Ă© a secção do site TRENDY Report onde sĂŁo publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteĂșdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informaçÔes em trendy.pt/publicidade.