A GDA lançou um cartão para compras de bens de primeira necessidade para «apoiar artistas em situação financeira fragilizada». A iniciativa terá disponível, a princípio, um montante de 500 mil euros.
A Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), a entidade que, em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, actores e bailarinos, criou um cartão solidário de compras.
Este cartão serve para comprar bens de primeira necessidade pode ser usado em Abril, Maio e Junho e tem como objectivo «ajudar os artistas com perdas acentuadas de rendimento, decorrentes dos efeitos da pandemia da COVID-19», diz a GDA.
Apoios aos artistas serão divididos por Abril, Maio e Junho
Cada cartão terá disponível entre 150 a 200 euros mensais; segundo a GDA, o valor «exacto a atribuir será fixado em função do número de beneficiários a abranger pelo apoio».
Para ter acesso a este apoio da GDA (e que faz parte do Fundo de Emergência de Apoio a Artistas – AARTE) é preciso apresentar uma candidatura: «Até 4 de Maio para o apoio que será atribuído referente ao mês de Abril; até 25 de Maio para apoio referente ao mês de Maio, e 8 de Junho para esse mês», explica a GDA. O regulamento pode ser visto aqui.
A iniciativa do cartão de compras é uma de duas linhas de apoio que, juntam, chegam a um milhão de euro; a segunda «irá ser reforçada e gerida em conjunto com outras estruturas e entidades do sector».