Em plena era digital, são poucos os serviços que não possuem uma alternativa online. Verifica-se uma migração dos consumidores para o meio online e um consequente aumento dos pagamentos online. Assim, a verdade é que a necessidade de deslocação até ao balcão de uma agência é muito inferior nos tempos que correm.
Contudo, mesmo com todas as possibilidades do online, os portugueses continuam a dirigir-se a máquinas automáticas para levantamentos e pagamento de contas. Esta informação é interessante porque, como verá de seguida, o número de ATMs em Portugal tem vindo a diminuir.
Se o uso dos ATMs é uma questão de falta de conhecimento ou de preferência, não sabemos. Contudo, vamos mostrar-lhe algumas das situações em que os serviços online podem ser a solução de que necessita e porque podem ser a principal causa da redução de utilização das caixas automáticas.
Caixas ATM a diminuir, Pagamentos TPA e Online a aumentar: Porquê?
Antes de mais, vamos dar-lhe factos: o número de ATMs tem diminuÃdo em Portugal, encerrando uma média de 244 caixas por ano, de acordo com dados divulgados este ano pelo Instituto Nacional de EstatÃstica.
Por outro lado, o número de compras através de cartão bancário nos TPAs cresceu em mais de metade nos mesmos sete anos. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de EstatÃstica, em 2018 cada português pagou 4.223 euros em compras através de cartão bancário nos TPAs. Isto representa um crescimento de 55% face ao valor médio de 2012, que é de 2.730 euros. Ajudamo-lo a entender este fenómeno abaixo.
Porque é que os ATMs estão a diminuir?
A realidade é que o serviço ATM atual tem uma oferta muito mais alargada que em 2012. No entanto, esses mesmos serviços são agora mais práticos e fáceis através dos canais digitais.
A diminuição do número de caixas automáticas poderá então encontrar justificação na crescente migração dos utilizadores para as opções de pagamento online, além do aumento dos serviços bancários online através do homebanking que as instituições bancárias disponibilizam aos seus clientes. Com menos utilizadores para servir, não há necessidade de ter um número tão elevado de terminais de caixas automáticas em funcionamento. Ademais, não são apenas os ATMs que têm diminuÃdo: algumas agências também estão a encerrar balcões.
No entanto, é curioso referir que este corte nos números não levou a uma diminuição do uso de ATMs. Contrariamente ao que seria de esperar, o número de operações subiu. Em 2018, a média foi de 88 operações por pessoa, número significativamente mais elevado que as 85 operações por pessoa em 2012.
As Vantagens do Terminal de Pagamento Automático
O terminal de pagamento automático (TPA) tem-se distinguido de ano para ano com o aumento do número de pagamentos. Exploramos abaixo alguns dos motivos para esta evolução.
- O TPA e o Online são mais práticos
A primeira razão para o aumento está relacionada com a praticidade do método. As pessoas preferem pagar em cartão do que com dinheiro. A par disto, existem cada vez mais compras online porque há uma crescente confiança nos meios online e nos pagamentos através dos respetivos métodos.
- Cada vez mais acessibilidade para os turistas
O turismo é outro dos fatores responsáveis pelo aumento de pagamentos através de TPA, uma vez que estes dispositivos têm evoluÃdo consideravelmente em termos de aptidão. Os próprios turistas preferem pagar através de um TPA, se possÃvel, a pagar com dinheiro fÃsico quando visitam Portugal.
Alguns TPAs só aceitam cartões de débito, e por isso não podem ser utilizados com cartões internacionais. Contudo, são cada vez mais os terminais de pagamento automático que funcionam com marcas internacionais. A Redunicre, por exemplo, empresa lÃder em pagamentos por cartão em Portugal, oferece ao mercado TPAs que aceitam cartões das principais marcas internacionais.
- Melhor para o Comerciante e para o Consumidor
Como referimos, o aumento do uso do TPA e das opções online também está relacionado com a praticidade destas alternativas. Estas são opções mais práticas, rápidas e cómodas tanto para o comerciante como para o consumidor.
O TPA traz uma facilitação do processo para o comerciante, para além de facilitar o troco, cujo cáculo manual possui uma elevada margem de erro. Também traz mais segurança para as lojas, uma vez que estas deixam de acumular quantidades avultadas de dinheiro fÃsico, que é vulnerável e mais suscetÃvel a furtos.
Já do lado do consumidor, as vantagens passam por um processo de pagamento mais higiénico do que o manuseamento de dinheiro, mais prático, uma vez que só necessitam do seu cartão, e mais seguro, por prevenir erros de quantias e dificultar os furtos.
Operações de ATM que já pode fazer em casa
Em baixo listamos as operações mais recorrentes, hoje possÃveis de fazer no conforto da sua casa, e que podem ser a causa da diminuição da utilização dos ATMs.
Consultar o Saldo e os Movimentos de Conta
Já não existe necessidade de sair e atualizar a sua caderneta ou de ir consultar os movimentos da sua conta bancária num ATM. Atualmente, apenas precisa de entrar no serviço online do seu banco com os dados previamente fornecidos. Feito isto, terá acesso a todos os movimentos realizados na sua conta, ao seu saldo disponÃvel e a muitas mais informações e operações.
Pagamento de Serviços e Transferências Bancárias
Seja para pagar as contas mensais, para transferir dinheiro a um familiar ou amigo ou apenas para fazer uma compra online, já não tem de se dirigir a um ATM. Existem vários serviços que permitem fazer pagamentos e transferências através do seu computador, tablet ou smartphone de forma muito mais rápida e segura.
O que podemos retirar desta análise da evolução dos pagamentos na Era Digital é que estamos apenas no inÃcio de toda uma mudança de paradigma. Caminhamos em direção a um futuro tendencialmente cashless, em que o dinheiro fÃsico desaparece de circulação. Isto significa que num futuro próximo é possÃvel que paguemos tudo de forma digital – quer através de TPAs como de aplicações móveis e de serviços online – e que façamos transferências de dinheiro também digitais entre pessoas.