A produção de gin em Portugal já tem alguns nomes de destaque: Sharish, Amicis, Friday Chic, Gotik, Nao e Gin Sul são dos mais conhecidos. A este “clube” junta-se agora do Gold Grail.
Com um nome bíblico, o mais recente gin português vem de Aveiro e tem uma receita que mistura aromas doces e salgados: de um lado está a flor de carqueja, do outro, a salicórnia, uma planta que se pode encontrar em várias salinas nacionais.
A estes ingredientes principais, juntam-se zimbro, coentros, cardamomo, limão, lemongrass, amêndoa, sementes de goji, cravinho da Índia, noz moscada, pimenta rosa, haba tonka (a semente do cumaru, uma árvore da América do Sul), baunilha e canela.
O gin Gold Grail tem produção artesanal e é triplamente destilado, o que resulta numa bebida com 42% de álcool. O preço é de 29,90 euros e a distribuição é da responsabilidade da Companhia Espirituosa, que também tem o Licor Beirão.
Portugal já tem alguns gins produzidos no território: o mais conhecido é o Sharish, do Alentejo. Nesta lista encontramos ainda nomes como Amicis, Friday Chic, Gotik, Nao e Gin Sul.