Jogo de cartas UNO vai ter uma versão para os daltónicos

O jogo de cartas não coleccionáveis mais vendido do mundo vai ter direito a uma nova versão, destinada aos daltónicos. A Mattel anunciou o UNO ColorADD, feito em parceria com a organização internacional para a acessibilidade e educação dos daltónicos.

Após 46 anos de vida, o UNO vai passar a ser mais inclusivo, através da inclusão do sistema de identificação de cores para daltónicos nas cartas, recorrendo aos pequenos símbolos que identificam a cor para quem não a consegue distinguir claramente.

De acordo com o comunicado da Mattel, com esta parceria com a ColorADD, são quase 350 milhões de daltónicos globalmente que poderão jogar UNO de uma forma muito mais inclusiva. Duas das cores presentes no jogo de cartas, o vermelho e o verde, são das mais difíceis de distinguir para os daltónicos – o que faz com que jogar UNO seja uma tarefa frustrante para muitas pessoas daltónicas.

O sistema de identificação ColorADD, criado pelo designer gráfico português Miguel Neiva, é baseado em três símbolos gráficos, para representar três cores base: azul, amarelo e vermelho. Cada uma das cores fica associada a uma forma geométrica; quando estas formas são combinadas, representam a identificação de uma nova cor. Para quem não conhece, o sistema ColorADD funciona desta forma:

Sistema ColorADD
O sistema de identificação ColorADD foi criado por Miguel Neiva, designer gráfico e professor universitário português.

De acordo com os responsáveis pela parceria, a ideia é conseguir alargar a experiência de um dos jogos mais conhecidos do mundo a toda a gente. Esta não é a primeira vez que o sistema ColorADD é incluído em objectos do dia-a-dia: já é utilizado em alguns hospitais portugueses, transportes públicos ou roupa, por exemplo. No ano passado, na altura do festival Rock in Rio, os bilhetes incluíram esta particularidade, para a inclusão dos daltónicos.

Por enquanto, o jogo de cartas UNO ColorADD está disponível online, por 5,99 dólares, cerca de 5 euros, através do site da Mattel.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.