Gastronomia e arte: Casa Capitão arranca em Setembro e assume-se como o «novo espaço cultural de Lisboa»

Depois desta festa de abertura, a base deste novo pólo cultural serão três projectos de programação «com identidade própria»:Quiosque, Baile e Mesa.

©Casa do Capitão
©Casa do Capitão

O Beato passa a ter um novo espaço cultural depois do Verão. A Casa Capitão vai ter uma festa de abertura gratuita com Capicua, Conferência Inferno e Luca Argel.

Nos últimos anos, a Casa Capitão foi recebendo vários programas culturais em modo pop-up, desde workshops, passando por exposições, eventos gastronómicos e concertos, embora sempre de forma intermitente. Contudo, agora abre-se uma nova fase: assume-se como o «novo espaço cultural em Lisboa».

Mesmo ao lado do Hub Creativo do Beato, a renovada Casa Capitão é inaugurada a 19 de Setembro e vai ter três dias de festa, com entrada livre e a promessa de «mais de quarenta actividades para todas as idades». No programa estão concertos de Afonso Cabral, Bbb Hairdryer, Capicua, Conferência Inferno, Hause Plants, Luca Argel, Iguanas, Maria Beraldo, Sreya e Vaiapraia.

Mas também há outros focos de interesse: por exemplo, estão certas sessões de contos para crianças, um workshop de encadernação artesanal, vídeo-instalação e dois ciclos de cinema: o Levante Cineclube traz uma selecção de curtas-metragens «para todas as idades» e o festival Le Guess Who?, filmes que «documentam as histórias de comunidades musicais de todo o mundo».

Tudo isto acontece num espaço para um máximo de «quinhentas pessoas» que engloba quatro andares, zonas dedicadas à restauração e ao lazer, como salas de concertos e galerias. «Foi uma longa espera, depois dos verões de pandemia em que fizemos cultura na rua. Agora, com casa própria, voltamos para ficar», diz Gonçalo Riscado, director da Casa Capitão.

Depois desta festa de abertura (cujo programa completo pode ser visto aqui), a base deste novo pólo cultural serão três projectos de programação «com identidade própria»: Quiosque (palavra e pensamento crítico), Baile (música e dança) e Mesa (abordagem criativa e interdisciplinar à comida).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].