Música, artes marciais e danças asiáticas vão ser protagonistas dos novos workshops do Museu do Oriente

'Artes e Espiritualidades: Relações Corpo-Mente nas Cosmovisões Asiáticas' é o tema deste ciclo que acontece em Maio, Setembro e Outubro.

©Museu do Oriente
©Museu do Oriente

O Museu do Oriente anunciou uma série de três workshops para 2025 centrados no «diálogo entre o corpo e a mente» que abordam as culturas japonesa, iraniana e islâmica.

Em Maio, Setembro e Outubro, o Museu do Oriente vai organizar o ciclo de workshops ‘Artes e Espiritualidades: Relações Corpo-Mente nas Cosmovisões Asiáticas’, onde o objectivo é ligar «corpo e mente».

Nestas três sessões, «investigadores, artistas e praticantes exploram tradições da cultura asiática, que cruzam ciência, espiritualidade e práticas artísticas». Será sempre a um Sábado, das 15 às 17 horas, com o preço de 25 euros.

A primeira é já este Sábado: ‘A Arte Marcial Interna Japonesa Taikiken e a Prática da Não-Dualidade’. Aqui, o antropólogo Mark Rossbach vai explicar como esta arte marcial «redefine a noção de energia e vitalidade ao longo da vida».

Depois, o ciclo ‘Artes e Espiritualidades’ só regressa a 20 de Setembro com ‘Narrações da Espiritualidade Hindu na Bharatanatyam’, com foco nas «narrativas mitológicas e espirituais» que se reflectem nesta dança indiana.

Finalmente, em Outubro, é a vez do ‘Música, Islão e Representação’. Neste workshop, o objectivo é que os participantes «possam adquirir um olhar sensível sobre como o som, o corpo e a espiritualidade se cruzam em práticas que continuam a reinventar modos de representar o Islão actual».

As inscrições para estes três workshops podem ser feitas aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].