Surfista norte-americano pode ter batido o recorde do Mundo de maior onda surfada

O recorde do mundo de maior onda surfada ainda pertence ao alemão Sebastian Steudtner e foi conseguido na Nazaré. Mas, em breve, este título pode mudar de mãos.

Alessandro “Alo” Slebir, um surfista californiano de 23 anos, está à beira de se tornar dono do recorde do Guinness de maior onda surfada – 33 metros (108 pés). O momento aconteceu no final de Dezembro, em Mavericks.

Se o tamanho desta onda for confirmado pela World Surf League e pelo Livro dos Recordes do Guinness, Alessandro “Alo” Slebir ultrapassa Sebastian Steudtner. O surfista alemão é o actual detentor deste recorde: em 2022 apanhou uma onda com 26,21 metros (86 pés) na Nazaré.

O processo de análise e certificação pode, contudo, demorar vários meses – no caso de Steudtner, foram precisos dezoito meses para que o recorde fosse confirmado. Para já, a onda surfada por Slebir está na corrida para o prémio máximo do Big Wave Challenge 24/25.

No top 10 das maiores ondas surfadas, sete foram na Praia do Norte, na Nazaré. Entre estas, estão as de Rodrigo Koxa (24,4 metros / 2017), Garrett McNamara (23,8 metros / 2011) e Maya Gabeira (22,4 metros / 2020).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].