Monstra 2026 arranca em Março e vai comemorar os noventa anos de ‘Pedro e o Lobo’ com um cine-concerto

'Pedro e o Lobo' foi uma obra pensada como uma história contada com música para ensinar as crianças a reconhecer os sons dos instrumentos de uma orquestra.

O Festival de Animação de Lisboa está de volta em 2026 com a Letónia a ser o país em destaque. A abertura vai ser com um cine-concerto.

A 25.ª edição da Monstra está confirmada: o arranque será a 12 de Março, com uma cerimónia de abertura no Cinema São Jorge que serve para assinalar os noventa anos de ‘Pedro e o Lobo’, uma obra musical composta pelo russo Serge Prokofiev, em 1936, pensada como uma história contada com música para ensinar as crianças a reconhecer os sons dos instrumentos de uma orquestra.

O momento será assinalado com um cine-concerto que inclui a curta-metragem de 2006, em stop-motion (Suzie Templeton), e a música ao vivo da Orquestra de Sopros da Academia de Música de Santa Cecília.

Ainda nesta sessão de abertura, passam duas curtas-metragens da Letónia, o país que estará em destaque ao longo desta edição: ‘The Kiosk’, de Anete Melece; ‘Wings and Oars‘, de Vladimir Leschiov (imagem em baixo). Os dois realizadores vão estar em Lisboa durante o festival para dar «masterclasses e integrar o júri oficial da Monstra».

©Lunohod Animation Studio | Wings
©Lunohod Animation Studio

O festival decidiu escolher a Letónia para a edição de 2026 pelo facto de a animação do país ser «apontada como uma das mais singulares e inovadoras da Europa, marcada pela liberdade artística, diversidade técnica e forte presença do cinema de autor». Um dos exemplos deste reconhecimento foi o Óscar de Melhor Filme de Animação atribuído a ‘Flow‘, no ano passado.

Fora das salas, o festival volta a cruzar-se com o Museu da Marioneta, com a inauguração, a 13 de Fevereiro, da exposição ’60 anos de Animação de Marionetas da Letónia – Estúdio Animācijas Brigāde’. Entre os destaques do programa formativo está também a masterclass de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, realizadoras dos filmes ‘Água Mole’ e ‘Percebes‘.

A programação escolar volta ainda a ter um «papel central» com o regresso da Monstrinha, um festival paralelo com «sessões adaptadas a diferentes idades, do pré-escolar ao ensino secundário»; as inscrições já estão disponíveis. O programa completo da 25.ª Monstra pode ser visto aqui.

O TRENDY Report é um site de actualidades e tendências fundado em 2014.