Paul Verhoeven é o “convidado” das próximas sessões de cinema Passos no Escuro

'Starship Troopers' e 'Flesh + Blood' vão ser os filmes que passam em Março no ciclo Passos no Escuro.

©TriStar Pictures | Starship
©TriStar Pictures

Em Março, o cinema Passos Manuel dedica dois dias ao realizador holandês e passa uma dupla de filmes: um mais obscuro, outro mais conhecido e parte da cultura pop.

O ciclo Passos no Escuro vai dedicar o próximo mês à obra de Paul Verhoeven, com a exibição de dois filmes que «ilustram a dimensão provocadora do realizador»: ‘Starship Troopers’, a 4 de Março; e ‘Flesh + Blood’, no dia 20, sempre às 22 horas.

Starship Troopers‘ é um filme de ficção científica sobre uma guerra entre humanos e criaturas extraterrestres gigantes, semelhantes a insectos. A história tornou-se uma sátira ao autoritarismo e à propaganda ao mostrar uniformes estilizados e anúncios como o célebre ‘Would you like to know more?’ para expor os mecanismos de sedução ideológica.

Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, em 1997, ‘Starship Troopers’ ganhou uma nova vida ao tornar-se uma presença constante na cultura pop: influenciou videojogos (como o recente ‘Helldivers‘, para PS5) e outras produções de ficção científica, além de várias imagens e frases terem sido transformadas em memes.

©Riverside Pictures | Flesh + Blood
©Riverside Pictures

Já ‘Flesh + Blood‘ (1985) é um filme mais obscuro de Paul Verhoeven, embora tenha sido um marco na sua carreira: protagonizado por Rutger Hauer (foto em cima), foi o seu primeiro em inglês. A acção passa-se na Idade Média, com uma história marcada pela peste, guerra e fanatismo religioso.

Este filme mostra relações marcadas por brutalidade, ambição e sobrevivência, onde sexo e violência fazem parte integrante do retrato de uma Europa instável. É um daqueles filmes que, apesar de ser algo desconhecido, chegou ao estatuto de ‘culto’; esta sessão vai ter, ainda, apresentação de Rui Pedro Tendinha. Os bilhetes já estão à venda no site do Passos Manuel.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].