Mesa para onze: a nova open call da Galeria Nave para artistas emergentes arranca esta semana

Cada artista seleccionado ocupa um segmento da mesa, «apresentando uma obra representativa do seu universo autoral, sem imposição de tema ou de médium».

©TRENDY Report / Imagem criada com IA
©TRENDY Report / Imagem criada com IA

A Galeria Nave anunciou uma open call para artistas emergentes portugueses: o que se destacar, ganha uma residência em Berlim e o ‘Prémio Aquisição’.

As inscrições já estão abertas e terminam a 1 de Março: durante quase dois meses vai ser possível concorrer a um dos onze lugares da open call O Banquete(1), da Galeria Nave.

Cada artista seleccionado ocupará, assim, um segmento da mesa, «apresentando uma obra representativa do seu universo autoral, sem imposição de tema ou de médium». A exposição fica patente entre 7 de Maio e 26 de Junho de 2026.

Este será um «projecto expositivo dirigido a artistas visuais portugueses emergentes» que irá «culminar numa exposição colectiva». O grande atractivo d’ O Banquete(1) será, contudo, a distinção para um dos artistas.

O que mais se destacar vai poder fazer uma residência artística de um mês em Berlim, na GlogauAIR (em Outubro ou Novembro de 2026) e recebe ainda o ‘Prémio Aquisição’, que será atribuído «mediante confirmação de parceria institucional, com integração da obra na coleção do sponsor».

A iniciativa da Galeria Nave propõe um «dispositivo curatorial centrado numa mesa corrida que atravessa o espaço expositivo, funcionando como metáfora de encontro e de igualdade entre práticas artísticas», conclui a curadora Catarina Pedroso.